Amiga de Irmã Dorothy conta a história do PDS Esperança

Antônia Silva Lima, a Tunica, é ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia no assentamento que, ao lado de Dorothy, lutou para implantar

Beth Begonha – EBC

O Amazônia Brasileira recebeu recentemente uma ouvinte especial: Tunica, que é moradora do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança em Anapu. Ela esteve na Rádio Nacional para conhecer os apresentadores e acabou virando entrevistada, em função do fato de ter sido companheira de Irmã Dorothy e ter lutado com ela pela instalação do PDS, que acabou custando a vida da missionária.

Na entrevista ela narra em detalhes toda a história do assentamento, fala da luta do povo pobre da região ao lado da freira para regularizar o PDS, que fica em área coberta de floresta nobre, com muitas árvores e terra fértil. A região era cobiçada pelos madeireiros, que já começavam a explorar o local destruindo a mata e jogando, via avião, sementes de capim para dificultar o nascimento da mata nativa, criando assim um círculo perverso de destruição, exploração e grilagem.

Tunica conta uma parte importante da luta em defesa da floresta ao contar a sua própria história. Amiga de Dorothy, a acompanhava nas reuniões, e hoje é quem cuida do túmulo da freira. A irmã, que era constantamente ameaçada, disse antes de morrer, que caso alguma coisa acontecesse com ela, não queria que enviassem seu corpo de volta aos Estados Unidos, onde nasceu. Dorothy queria ser enterrada no PDS Esperança, e sua vontade foi atendida.

O testemunho dessa mulher simples emociona a cada passo de sua narrativa. Tunica vive em seu sítio no assentamento, onde produz alimentos para subsistência, e tem uma plantação de cacau, cuja produção já tem compradores garantidos. O PDS Esperança permanece vivo, e sua população mantém a floresta em pé.

Confira a entrevista na íntegra! Ela vai ao ar no Amazônia Brasileira desta terça-feira (10). O programa vai ao ar a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Para ouvir o Amazônia Brasileira ao vivo sintonize 11.780KHz ou 6.180KHz.

Baixar áudio

Foto: Casa de Dorothy Stang se transformou em uma biblioteca para a comunidade de Anapu –Tomaz Silva/Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.