CDDH Marçal de Souza Tupã-I denuncia fazendeiros por trabalho escravo de indígenas no RS

CDDH Marçal de Souza Tupã-I

Na tarde desta sexta-feira (6) dirigentes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã – I (CDDH-MS) protocolaram no Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) uma denúncia de que indígenas da etnia Terena, da região de Miranda foram levados para trabalhar em situação análoga a escravidão no Rio Grande do Sul. Os trabalhadores e trabalhadoras indígenas da região de Miranda foram selecionados para uma “boa” oportunidade de emprego na colheita de maçãs na cidade na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul (RS), que renderia mais de R$ 2 mil por mês, porém quando chegaram tiveram um péssima surpresa.

A oportunidade não era como foi prometida. Mais de 60 indígenas foram levados para trabalhar nas fazendas de Vacaria/RS. Quinze destes indígenas formalizaram a denúncia contra os fazendeiros gaúchos, nesta sexta-feira, por meio do apoio do CDDH. De acordo com o presidente do CDDH-MS, Edivaldo Bispo, os relatos são de que mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras dormiam em alojamentos precários, com 12 pessoas por quarto, e um banheiro coletivo com três vasos sanitários e seis chuveiros.

Os trabalhadores e trabalhadoras indígenas eram proibidos de sair do alojamento, Bispo conta que os indígenas eram obrigados a cumprir metas. “Eles tinham uma meta diária de encher 25 caixas com maçãs. Como eles não tinham experiência, não conseguiam cumprir essa meta e acabavam sendo humilhados verbalmente”, relatou. O caso será averiguado pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.