Universidade Federal de RR forma primeiros gestores indígenas do país

Colação de grau acontece nesta quarta-feira (4) na Universidade Federal. Formandos em gestão territorial indígena são das etnias Macuxi e Iekuana

Do G1 RR

Na noite desta quarta-feira (4), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai formar a primeira turma de gestão territorial indígena. Os formandos, das etnias Macuxi e Iekuana, moravam em comunidades do estado e entraram na universidade por meio do vestibular com vagas específicas para os povos indígenas.

Os futuros gestores poderão atuar nas terras indígenas de Roraima em quatro áreas: atividades produtivas e manejo ambiental; empreendimentos sociais; patrimônio indígena e serviços de infraestrutura. A UFRR é a única instituição do país que oferece o curso de gestão territorial indígena.

Para a formanda Jucilene Carneiro, a infraestrutura e educação da maioria das comunidades indígenas no estado merece maior atenção, pois, na avaliação dela, são as áreas onde os indígenas mais são afetados.

“Vou atuar nas políticas públicas, pois há uma carência muito grande em questões básicas como saúde, educação e saneamento dentro das regiões onde as populações indígenas estão concentradas”, explica ela.

O cordenador do curso, professor Herundino Filho, destaca que, a partir de agora, as comunidades serão mais assistidas pelo poder público. “Muitas vezes, os povos indígenas enfrentam dificuldades por não compreenderem algumas legislações, por exemplo. A partir de agora, eles serão auxiliados pelos gestores, que possibilitarão uma convivência mais clara sobre os recursos destinados a eles. Além disso, serão auxiliados na construção de novos projetos para a melhor utilização das terras do estado”, disse o professor.

A colação de grau dos sete formandos em gestão territorial indígena ocorre na noite desta quarta-feira, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), localizado na UFRR. O evento está previsto para começar às 19h.

Foto: Sete indígenas se formam na noite desta quarta-feira (4) – Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.