Concurso voltado para a Educação Indígena é suspenso em Minas

Hoje em Dia*

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) cancelou o concurso público voltado para a Educação Indígena. Conforme publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado do último sábado (28), o edital do concurso público Seplag/SEE nº07/2014, publicado no dia 29 de novembro de 2014, foi suspenso por não existir profissionais especializados nas comunidades indígenas.

O texto diz que “fica o concurso referido cancelado, considerando a inexistência da categoria Professor indígena, como carreira especifica do magistério público do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação, compatível com as especificidades das comunidades indígenas, seus processos próprios de aprendizagem e transmissão de suas línguas maternas, costumes e culturas”.

O cancelamento do edital atende também a uma demanda das lideranças indígenas, que, em reunião realizada no dia 13 de janeiro, solicitaram a suspensão do concurso alegando que uma discussão com as comunidades indígenas deve preceder a criação do edital.

Segundo a SEE, as informações a respeito de devolução do valor de inscrição serão divulgadas até 10 de março. O candidato deve acompanhar o Diário Oficial dos Poderes do Estado e o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela realização dos concursos públicos, para saber sobre os procedimentos que serão adotados para a requisição.

Educação Especial

Também foi parcialmente cancelado o edital Seplag/ SEE nº 05/2014, publicado no dia 25 de novembro de 2014. Segundo o comunicado, foram observadas inconsistências nas exigências para a seleção de candidatos para o provimento de cargos da carreira de professor da Educação Básica, no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Intérprete de Libras, em função de não haver compatibilidade do cargo de professor da profissão de tradutor e intérprete de libras. Com isso, fica parcialmente cancelado o concurso para o cargo de Professor de Educação Básica – PEB – Nível I – Grau A – Atendimento Educacional Especializado – AEE – Intérprete de Libras.

As informações a respeito da devolução do valor de inscrição também serão divulgadas até 10 de março.
(*Com SEE)

Foto reproduzida do site da Funai

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.