Atingidos resistem contra hidrelétrica do Arrodeador, na Bahia

MAB – Desde do dia 11 de fevereiro, ribeirinhos do rio Formoso das comunidades atingidas por barragens dos municípios de Jaborandi e Coribe, na Bahia, realizam vigília em áreas de camponeses que estão ameaçadas por decisões judiciais que autorizam o início do levantamento topográfico na região pela empresa Data Traficc, responsável pelo projeto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Arrodeador.

Os ribeirinhos alegam que o projeto da construção da PCH Arrodeador no rio Formoso não vai trazer benefícios para as famílias, mas, ao contrário, gerará enormes impactos sociais e ambientais para a região.

As famílias se mantém resistentes diante das investidas da empresa que ameaça entrar nas propriedades acompanhada pela polícia militar. Mesmo com reforço policial, a organização e resistência das famílias têm sido mais forte e até conseguiu barrar a ofensiva da empresa.

Um dos atingidos e coordenador de grupo de base, Florisvaldo Pereira, afirma que hoje é mais um dia muito importante na história de luta dos ribeirinhos do formoso. “Há dias a gente vem fazendo vigília. Hoje estamos qui com mais de 100 pessoas dizendo não a essa barragem e não a Data Traffic, empresa essa que só quer explorar nosso rio, vamos manter firmes e vigilantes sabendo da importância da organização dos atingidos, só assim vamos defender nossos direitos”.

No último dia 16, as famílias montaram um acampamento na comunidade de Laranjinha com mais de 100 pessoas e fizeram conversas sobre a importância da luta dos atingidos. O encaminhamento é que as famílias se manterão em alerta a qualquer investida da empresa até que seja revista a decisão judicial, já que o povo é contra ao projeto de barragem.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.