Juventude se organiza para fortalecer a luta pela Reforma Agrária Popular

Jovens de diversas regiões de Alagoas estiveram reunidos na articulação e consolidação do Coletivo da Juventude Sem Terra do estado

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Para discutir o papel e os desafios da juventude na luta pela terra e na construção da Reforma Agrária Popular, jovens de diversas regiões de Alagoas estiveram reunidos na articulação e consolidação do Coletivo da Juventude Sem Terra do estado.

Os jovens ressaltaram o papel de cada um na organização e a continuidade das lutas do MST. “Chegamos aos 30 anos do nosso Movimento e a tarefa de seguirmos em luta também é de responsabilidade da nossa juventude, que deve trazer suas características para fortalecer os nossos próximos anos de história”, disse Joyce Marcolino, da juventude Sem Terra de Alagoas.

A reunião, além de ter o caráter de planejamento das lutas dos jovens a partir das necessidades dos assentamentos e acampamentos, também foi um espaço de estudo, onde o conjunto dos jovens debateu o contexto da agricultura brasileira, o projeto de Reforma Agrária Popular e o papel da juventude nas lutas do movimento Sem Terra e da classe trabalhadora.

“Esse é um importante passo para o nosso Movimento na perspectiva da construção da Reforma Agrária Popular, pois a juventude também tem papel fundamental na luta por esse projeto”, destacou José Neto, do Coletivo de Juventude Sem Terra.

Por esse motivo, acredita neto, é que “todos os jovens assentados e acampados devem se envolver nos debates e nas lutas para que possamos construir um novo modelo de vida no campo e na cidade, que traga perspectiva e garanta de dignidade e os direitos dos jovens”.

Dentro do planejamento da juventude, o Coletivo definiu fortalecer os espaços de estudo sobre o papel da juventude na organicidade do MST, na luta pela Reforma Agrária Popular, de agitação e propaganda e nos momentos de luta dos jovens para o ano de 2015, a partir dos encontros nos acampamentos, assentamentos e regionais do estado.

“Junto com os grupos de jovens das áreas, também vamos construindo os nossos espaços das lutas da Juventude Sem Terra, seja nos municípios onde estamos até as pautas estaduais. A Juventude Sem Terra em Alagoas está disposta à luta, e esse ano vamos mostrar isso para a sociedade”, disse José Neto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.