Grécia: Últimas sondagens reforçam vantagem do Syriza para 5 a 10 pontos

Todas as últimas sondagens na Grécia dão o Syriza em primeiro lugar e reforçam a sua vantagem sobre a Nova Democracia de Antonis Samaras, com uma diferença de 5 a 10 pontos.

Do Esquerda.net

Nos últimos dois dias, foram publicadas na Grécia 4 novas sondagens dos institutos Marc, GPO, Palmos Analysis e Public Issue. Trata-se das últimas sondagens que serão publicadas antes das eleições do próximo domingo.

Em todas estas sondagens o Syriza está em primeiro lugar com intenções de voto entre 30% e 35%, com uma vantagem ampliada para 5 a 10 pontos sobre o partido de direita Nova Democracia (ND).

A sondagem do Public Issue dá o Syriza com 35% e o ND com 30%, enquanto a do Palmos Analysis dá ao Syriza uma vantagem de 10 pontos: Syriza 30,2% e ND 20,3%.

A sondagem do instituto Marc dá ao partido de Tsipras 32,2% e ao ND 26%, enquanto na do GPO esses valores são 32,5% e 26,5%, respetivamente.

Em todas as sondagens o terceiro lugar é disputado entre o partido do centro To Potami, com de 5,1% a 7%, e o partido de extrema-direita Aurora Dourada, com de 5% a 6,8%.

O quinto lugar é ocupado em todas as sondagens pelo partido comunista KKE, com valores entre 4,3%, na sondagem do Palmos Analysis, e 6% na sondagem do Public Issue.

O Pasok está em sexto lugar em todas as sondagens com intenções de voto entre 3,1% e 3,5%.

Em sétimo lugar, com mais de 3% e portanto podendo eleger deputados, encontra-se o partido nacionalista de direita Gregos Independentes com intenções de voto entre 3% e 3,5%.

O último partido com hipótese de eleger deputados é o Kinima o novo partido de Papandreou. O Kinima obtém em três das 4 sondagens entre 3,1% e 3,5%, porém a sondagem do Palmos Analysis dá-lhe apenas 2,2%, portanto abaixo dos 3% mínimos para eleger deputados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.