Índios Yanomami ocupam Secretaria de Saúde Indígena de Boa Vista

Manifestação cobra melhorias no atendimento de saúde. Apesar de armados, indígenas garantem que ocupação é pacífica

Repórter Amazônia

Índios Yanomami ocupam, desde a noite de segunda-feira (19), o prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) na capital de Roraima, Boa Vista. Apesar de estarem munidos de arcos e flechas, os índios afirmam que a manifestação é pacífica.

Eles exigem a exoneração da coordenadora do Distrito de Saúde Indígena Yanomami, Maria de Jesus do Nascimento. Em todo o estado, são mais de 300 comunidades Yanomami e 37 pólos-base para a assistência à saúde.

Mas, segundo a liderança Júnior Hekurari Yanomami, falta de tudo um pouco para as comunidades. Hekurari denuncia, ainda, o alto índice de mortes entre os Yanomami, inclusive entre os internados na Casa de Saúde Indígena (CASAI). O líder indígena afirma que já encaminhou as demandas do povo à Sesai, em Brasília.

Por telefone, a assessoria do Ministério da Saúde informou que está em contato com os indígenas para entender os motivos da manifestação e, só após conversar com os índios, vai tomar uma decisão em relação à coordenadora do Distrito.

No ano passado, uma manifestação semelhante derrubou a então coordenadora, Joana Claudete. Logo após, assumiu a atual chefe do Distrito, Maria de Jesus.

Foto: Índios YanomamiCmacauley/Flickr

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.