ONU financia propostas de promovam a eliminação da violência contra mulher

Estão abertas as inscrições para 19ª rodada de financiamento do Fundo Fiduciário das Nações Unidas para Eliminação da Violência Contra a Mulher. O prazo para envio de propostas se estende até o dia 29 de janeiro, no fuso horário de Nova Iorque. Os interessados devem se inscrever pelo site.

São disponibilizadas duas faixas de financiamento, de 50 mil dólares a 1 milhão de dólares, ou de 130 mil a 2 milhões de dólares, conforme a o porte da organização. Os projetos devem ter duração entre dois e três anos.

As propostas devem levar em consideração: o desenvolvimento de estratégias específicas para a prevenção primária da violência contra a mulher; a garantia do acesso de sobreviventes à justiça; o empoderamento das mulheres para compreender e exigir seus direitos e mobilizar comunidades sobre ‘tolerância zero’; esforços para responder à grande variedade de violência contra mulheres e meninas em situação de conflito e pós-conflito; buscar o engajamento de atores relativamente ‘novos’, entre outros.

Violência contra a mulher

Apesar de existirem inúmeras políticas, leis e planos de ação para combater a violência contra mulheres e meninas, milhares continuam em risco, sem proteção, o acesso a serviços essenciais, ou oportunidades para buscar a justiça. Com o objetivo de preencher lacunas graves na realização dos compromissos nacionais e internacionais pelo fim da violência contra mulheres e meninas, o Fundo Fiduciário da ONU se concentra em apoiar leis, políticas e planos de ação através da expansão da qualidade e quantidade de suporte disponível através da implementação de programas eficazes.

O fundo

O Fundo Fiduciário das Nações Unidas de Apoio às Ações para Eliminação da Violência contra as Mulheres é um mecanismo global multilateral de apoio aos esforços nacionais para eliminar uma das mais difundidas violações aos direitos humanos do mundo. Criado em 1996 pela Resolução 50/166 da Assembleia Geral da ONU.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.