Energia elétrica em São Paulo: 138 horas sem energia e a AES Eletropaulo falcatrua contas de luz

Por Telma Monteiro

Minha conta de luz chegou ontem, 14 de janeiro de 2015. A última leitura foi feita no dia 8. Até aí nenhuma novidade. Entre o dia 02 de janeiro e o dia 08 (inclusive) de janeiro ficamos 51 horas sem energia elétrica.  Em seis dias, a comunidade rural onde moro ficou 2,125 dias sem energia elétrica. Mas não parou por aí.

A conta que recebi, que demonstra a leitura entre os dias 05 de dezembro e 08 de janeiro, registrou apenas 8,93 horas sem energia verificado no mês. O desconto na conta foi de R$ 7,26.

A AES Eletropaulo rouba. Escrevo com todas as letras porque temos prova, mais uma vez. Não foi a primeira. Atente como se deu esta última falcatrua.

Atualmente, um funcionário da concessionária que mede o consumo, de casa em casa, tem um aparelho que registra a leitura do relógio e imprime a conta na hora. No dia 08 de janeiro, dia da leitura, o aparelho curiosamente não estava funcionando. O funcionário da AES Eletropaulo anotou a leitura, levou para a empresa e só então a conta foi emitida e entregue ontem, dia 14. Houve clara omissão das horas sem energia nesse período.

A conta entregue é prova de estelionato. A AES Eletropaulo descontou a penalidade referente a 8,93 horas sem energia. Além disso, o limite permitido de horas sem energia, segundo a própria conta, é de 25,89 horas por ano, 12,94 horas por trimestre ou 6,47 ao mês. Num mês o máximo de horas contínuas sem energia é de 3,80 horas.

Fui verificar as contas de outras pessoas da comunidade e o “modus operandi” foi o mesmo. Nas demais o tempo verificado de interrupção de energia foi o mesmo.

Não bastasse tudo isso, entre o dia 08 de janeiro e hoje 15 (8 dias) ficamos mais 87 horas sem energia elétrica ou 3,625 dias.

Estou investigando a questão principal que leva a AES Eletropaulo a criar longos apagões nos 24 municípios da Região Metropolitana. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia determinado, em dezembro, que a companhia restituísse R$ 626,05 milhões a seus consumidores, valores que serão devolvidos nos próximos quatro processos de reposicionamento tarifário da companhia. A AES Eletropaulo está com riscos de prejuízos nos seu resultados financeiros.

Para concluir, quero informar que temos aqui uma Associação de moradores que vai entrar com uma representação no Ministério Público para relatar todas as irregularidades que a AES Eletropaulo vem “distribuindo”. Desde a manutenção das linhas na região, não atendimento das emergências, longos períodos sem energia e ainda a omissão nas contas de luz sobre as horas sem energia e o devido ressarcimento.

Foto: Manutenção zero da AES Eletropaulo – Telma Monteiro

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