Ele acha que a notícia é boa: Governador afirma que Alagoas será 2º maior produtor de eucalipto do Brasil

eucaliptos

Em evento que marcou investimentos da Duratex no estado,Teotônio Vilela Filho disse que, depois de Minas Gerais, Alagoas vai ser a maior processadora de eucalipto

Painel Florestal

Se o que vale é a intenção, Alagoas tem um imenso desafio pela frente. O fato do estado não estar entre os quinze maiores produtores de eucalipto não é motivo para pessimismo. Pelo menos para o governador Teotonio Vilela Filho que participou, na última segunda-feira (15), de um dia de campo na Cachoeira do Meirim, unidade da Usina Caeté que se associou à Duratex com o objetivo de plantar florestas de eucalipto no Estado de Alagoas.

O evento, que contou com a participação de empresários e políticos, marcou o lançamento do projeto Eucaliptocultura. Teotonio ressaltou que “esta será mais uma vertente econômica para a Zona da Mata e região Norte do Estado. Significa a origem de novos negócios, fixação do homem no campo, enfim, estamos diversificando a economia da melhor maneira”.

Vilela afirmou, em seu discurso que, depois de Minas Gerais, Alagoas vai ser a maior processadora de eucalipto. “Eu sou um grande entusiasta e defensor desse segmento porque vai ajudar a desenvolver o nosso Estado”, afirmou o governador.

A totalidade do plantio é de 13.500 hectares até 2019 e será feito em áreas arrendadas, eliminando a necessidade de mobilização de capital na aquisição de terras. O investimento previsto para os próximos seis anos é da ordem de R$ 12 milhões anuais, a ser suportado em conjunto pelos sócios. A Usina Caeté pertence ao Grupo Carlos Lyra, que atua no setor sucroenergético.

A confusão nos números e estatísticas não tira o brilho do empreendimento, principalmente, em uma região em pleno crescimento.

“O nosso Estado tem um potencial imenso porque temos as encostas da Zona da Mata alagoana, que antes eram ocupadas com cana-de-açúcar e que hoje tem as suas terras ocupadas com gado, mas emprega pouco. Eucalipto emprega e rende mais. Com a possibilidade já real de uma indústria de beneficiamento de eucalipto em Alagoas, cria-se de uma forma muito segura um mercado muito importante para desenvolver a agroindústria e, sobretudo, o produtor do campo”, disse Téo Vilela.

“Esse trabalho foi iniciado a sete anos atrás e nos últimos dois anos a gente tinha um dilema do que fazer com esse eucalipto. A usina Caeté se associou à Duratex e estamos montado a Caetex com o objetivo de produzir MDF no Estado de Alagoas. Uma planta dessa gera diversos novos negócios, empregos de qualidade e o melhor, o ano inteiro, sem a sazonalidade existente na cana. Enfim, essa atividade veio para ficar em Alagoas”, garantiu o diretor do Grupo Carlos Lyra, Luis Magno Brito.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Thiago Lucas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.