Incra declara área quilombola no Pará

quilombo gurupaIncra – Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18) declara uma área de 10.026,1608 hectares em favor de 149 famílias da Comunidade Quilombola Gurupá, localizada no município de Cachoeira do Arari (PA), no Arquipélago do Marajó. A portaria, assinada pelo presidente do Incra Carlos Guedes é acompanhada de memorial descritivo que relaciona as coordenadas da área.

Quilombo de Gurupá

No início de dezembro deste ano, o Conselho Diretor do Incra julgou improcedente o recurso administrativo  interposto pelo sócio-proprietário da Fazenda São Joaquim (onde se localizam as Terras Gurupá),  Liberato Magno da Silva Castro, mantendo assim o posicionamento do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade, elaborado pelo corpo técnico do Incra, e da Coordenação Geral de Regularização dos Territórios Quilombolas (DFQ), vinculada à Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra. 

A Comunidade

As chamadas Terras Gurupá se referem à doação feita ao escravo Luiz Antônio Batista da Silva (em 1853), que posteriormente adquiriu mais terras na região, configurando o que a comunidade chama hoje de “Terras Gurupá dos Batistas”. Com a regularização das terras doadas em nome de outros proprietários, o grupo acabou perdendo acesso para os locais de extrativismo e acesso a recursos naturais, já no século XX, culminando em conflitos fundiários.

Atualmente a comunidade conjuga a produção de roças, extrativismo e manejo de açaizais e palmito e a pesca em três ambientes naturais: várzea, igapó e terra firme.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.