Campanha Munduruku: Financiamento coletivo para autodemarcação

 

Ajude o povo Munduruku em sua luta por respeito aos direitos indígenas

Autodemarcação Tapajós

Te oferecemos aqui uma maneira de unir forças com os índios Munduruku, para defender o seu território sagrado na floresta Amazônica, e assim o seu modo de vida. Apoie a campanha de financiamento coletivo para participar diretamente no processo de fortalecimento da autonomia do povo Munduruku.

CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

O governo brasileiro está planejando construir um grande número de barragens hidrelétricas nos rios da Amazônia, destruindo a biodiversidade e interrompendo o modo de vida de milhares de indígenas e outras populações locais. Agora que as obras da gigante barragem de Belo Monte, no rio Xingu, estão a todo vapor, o governo está avançando com o seu próximo grande projeto – uma série de barragens no rio Tapajós.

Porém os mais de 12.000 indígenas Munduruku, conhecidos como guerreiros, vivem nessa região e estão se mobilizando. Atualmente, seus esforços tem se focado em um processo autônomo de demarcação da terra Munduruku, iniciativa tomada após 13 anos de espera de um posicionamento da FUNAI.

Esta luta conta com o apoio de cinco grupos, que com linguagens e metodologias diversas, expandem o discurso em favor da autonomia indígena. Através da união das organizações Munduruku “Iperêg Ayû”, “Da’uk” e “Pahyhyp”, e parceiros como a produção do documentário “Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” (MiráPorã), e o coletivo “Amazônia em Chamas”, esta campanha foi elaborada para fortalecer a saga de um povo pelo direito de permanecer na sua terra.

O QUE PRECISAMOS

Esta campanha visa captar recursos para alcançar três objetivos principais:

Objetivos listados de acordo com a prioridade.

1) Apoiar o processo de auto-demarcação do território DAJE KAPAP EYPI – I`ECUG`AP KARODAYBI (transporte e alimentação de 30 indígenas);
2) Legalizar duas associações Munduruku: “Da’uk” e “Pahyhyp” (gastos legais, transporte e acomodação de 6 indígenas);
3) Traduzir e dublar o documentário “Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” e o acervo de vídeos do “Amazônia em Chamas” para a lingua Munduruku; e distribuição deste material;

META ADICIONAL

Dar início à construção de um portal que converga toda a produção comunicacional acerca da luta Munduruku.

MAIS INFORMAÇÕES EM: Campanha Munduruku

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.