I Carta da Juventude do Xingu

Foto: Juan Pablo
Foto: Juan Pablo

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2014 no Morro do Félix, na Resex Rio Xingu (RRX) em Altamira/PA, ocorreu o I Encontro da Juventude do Xingu.

A Resex Rio Xingu está localizada na região do Médio Rio Xingu, entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu. À outra margem, fazendo vizinhança à área da Resex, encontram-se 02 Terras indígenas, da etnia Araweté e Parakanã.

Estiveram presentes por volta de 50 jovens, representantes das comunidades Baliza, Pedra Preta, Caminho do Sol, Volta da Pedra, Morro Grande, Gabiroto, Morro do Costinha, Humaitá e Bela Vista, todas localizadas na Resex Rio Xingu, ao longo do “beiradão”. Além dos jovens extrativistas participaram também 07 jovens Parakanã da TI Apyterewa, localizada à margem esquerda do Rio Xingu.

O Encontro com o tema: “Juventude do Xingu na luta por Direitos, Identidade e Território”, foi um espaço de troca de conhecimentos entre gerações, de construção de conhecimentos e reflexões comunitárias e de afirmação da identidade cabocla ribeirinha e indígena e, por conseguinte, a afirmação e defesa da soberania de seus Territórios.

A Juventude refletiu sobre a contínua luta pela conquista do Território, e nesse sentido o direito de acesso às políticas de saúde e educação de qualidade e diferenciadas como uma luta que é parte desta conquista plena. Além de evidenciar a voz da Juventude Tradicional, o encontro foi palco de aprendizagens, trocas e interações que vão construindo e valorizando a reflexão, a autonomia, e a autoestima comunitária para que a afirmação desses Territórios tradicionais possa ser feita a partir das comunidades, e dos respectivos processos de resistência.

Tal fato torna-se extremamente necessário numa região em que inúmeras são as ameaças à integridade dos Territórios tradicionais e aos direitos das populações, e para isso vale lembrar tais ameaças ao longo do Rio como a construção da UHE Belo Monte na Volta Grande do Xingu, a instalação do projeto de mineração Belo Sun, que pretende ser o maior a explorar ouro a céu aberto e que se encontra em raios de distância muito pequenos da população ribeirinha e indígena da Volta Grande, e ainda o avanço das fazendas e áreas de desmatamento e pastagem vindos da região Sul do Pará, principalmente de São Félix do Xingu. Abaixo segue carta do encontro:

Foto: Juan Pablo
Foto: Juan Pablo

I Carta da Juventude do Xingu

Hoje em 24 de novembro de 2014 nos reunimos na casa do Seu Edimilson, jovens ribeirinhos e indígenas Parakanã para tratarmos dos direitos tanto das aldeias como ribeirinhos.

Desde fevereiro de 2014 nós jovens estamos nos reunindo para fortalecer os nossos direitos tradicionais, porque infelizmente esses direitos não estão sendo acessados de forma precisa. Muitos jovens estão indo para a cidade porque aqui em nossas comunidades temos somente até o 4° ano, isso porque teve muita luta onde alguns pais tiveram a iniciativa de ir até a secretaria de educação do município cobrar para que viesse professor para a Resex, pois o analfabetismo era muito grande. Com a formação do grupo de jovens – Juventude do Xingu foi muito importante porque passamos a entender que poderíamos ser protagonistas de nossa própria história, que muitas coisas poderíamos buscar e melhorar dentro da Resex, principalmente o ensino médio integrado ao curso técnico, ou seja, Casa Familiar Rural – CFR, porque é muito difícil ficar muito tempo longe da família.

Nós queremos apoio como cursos de capacitações de cooperativismo, associativismo, elaboração de projetos, continuidade de oficina de instrumentos musicais, aula de violão, capoeira, teatro, oficina de carimbó e oficina de rimas. Queremos sinal de internet dentro da Resex e nas aldeias. Nós jovens ribeirinhos já estamos no 6° encontro e agora junto aos jovens Parakanã continuamos na luta por direitos, território e fortalecimento de nossa identidade, valorização de nossas raízes tradicionais. Ficaremos muito gratos se obtivermos respostas positivas.

Morro do Félix, Resex Rio Xingu, Altamira – PA.

Caminhada pela Praia do Tamaratá: “percorrendo o Território”. Resex Rio Xingu – Altamira PA. (Foto: Juan Pablo)
Caminhada pela Praia do Tamaratá: “percorrendo o Território”. Resex Rio Xingu – Altamira PA. (Foto: Juan Pablo)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Núbia Vieira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.