Declaração Final do 2° Encontro Latino-americano sobre Igrejas e Mineração

igreja mineraçao

Com alegria e esperança, homens e mulheres de fé, provenientes de diversas congregações e confissões religiosas de 13 países da América Latina e Caribe, inspirados na dimensão social e profética do Evangelho e acolhidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), partilhamos as reflexões, valores e compromissos que temos assumido ao longo do 2° Encontro Latino-americano sobre Igrejas e Mineração, celebrado em Brasília de 2 a 5 de dezembro de 2014.

Recolhendo as preocupações e iniciativas de diversas comunidades e igrejas locais do continente inteiro sobre o aumento das agressões à vida e aos bens comuns por causa do modelo extrativista, e em continuidade com o 1° Encontro sobre Igrejas e Mineração realizado em 2013 na cidade de Lima, Peru, reunimo-nos para refletir, compartilhar, celebrar e gerar caminhos que nos permitam, em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, acompanhar de maneira articulada os povos de nossa América Latina que se sentem ameaçados e condenados à destruição de seus meios de vida e à negação de um futuro possível, em aberta contradição com o projeto de vida proclamado pela visão cristã do mundo.

Durante estes dias, temos reafirmado como a imposição do modelo extrativista, promovido pelas grandes corporações e as economias globais com complacência de quem governa nossos estados nacionais, longe de contribuir ao bem estar de todos e todas, incrementa as desigualdades, as violações aos Direitos Humanos individuais e coletivos, a divisão da família latino-americana e de nossas comunidades, a destruição de zonas privilegiadas por sua riqueza de bens naturais e a diversidade biológica de nosso continente.

Com tristeza reconhecemos que, junto às graves violações aos direitos fundamentais dos povos de nossa América, agravou-se a crise ecológica causada pelo estilo de vida consumista e mercantilista dos bens e por um modelo extrativista que não reconhece nem respeita os limites de nosso planeta. Acelera-se, assim, sua degradação e vulnerabilidade, convertem-se em mercadorias os territórios de nossos povos originários, os minerais, a biodiversidade, os combustíveis fósseis e o gás natural, a energia do vento, da água e do sol e os demais bens naturais.

Tudo isso, nosso Deus Criador nos entregou para o sustento da vida, assim como para o seu desfrute e bem estar coletivo, e não para o enriquecimento desmedido, que desconhece os direitos coletivos que compartilhamos entre todos os seres humanos que habitam este planeta, neste momento histórico, assim como a responsabilidade solidária de entregar a nossas futuras gerações um mundo melhor, como aquele que recebemos.

A valiosa diversidade cultural dos povos da América, com cosmovisões respeitosas e harmônicas da Mãe Natureza, encontra-se gravemente ameaçada pela imposição deste modelo que se apropria dos territórios a qualquer custo e se converte em um processo ativo de desapropriação, que atropela quem resiste a ele, com mecanismos que vão desde as ameaças, a perseguição, a cooptação, a criminalização, a judicialização e até o assassinato de líderes comunitários, defensores e pastores que acompanham estas lutas.

Os meios de comunicação comerciais contribuem para a promoção da falsidade deste modelo, seduzindo a população com promessas que não são cumpridas, já que, como expressão extrema do modelo neoliberal, seu objetivo é a acumulação de capitais e não a distribuição equitativa de bens.

Partilhamos com alegria a missão profética de diversos setores e líderes das Igrejas Cristãs, que acompanham as comunidades e pessoas que defendem a Criação, a Vida e o Direito frente ao modelo extrativista, como uma forma concreta de fidelidade à missão eclesial nestes momentos da história. Confiamos e esperamos que cada vez mais nossas igrejas, desde as bases até as hierarquias, assumam posições consequentes frente à problemática gerada por este modelo extrativista e depredador de recursos, tal como se reconhece no documento de Aparecida “…há uma exploração irracional que vai deixando um rastro de dilapidação, e até mesmo de morte, por toda a nossa região”(DA  43).

Diante dessa realidade, definimo-nos como uma articulação de pessoas e organizações religiosas, com espírito ecumênico e inter-religioso, fiéis à nossa opção pelos empobrecidos e empobrecidas, lutando em favor da Vida e dos Bens da Criação.

Em relação com as comunidades, reafirmamos nosso compromisso de trabalho com as bases, expressado através da troca de saberes e conhecimentos, de estratégias de proteção, defesa e solidariedade, do acompanhamento na preparação e apresentação de ações de denúncia local, nacional e internacional, entre outras.

Queremos aprofundar uma mística que anime nossas práticas, nos permita construir propostas de ação e nos ajude a avançar em nossas reflexões e interpretações teológicas.

Comprometemo-nos a continuar promovendo uma articulação internacional para o diálogo, a incidência e a denúncia, em coordenação com outros atores religiosos, como Franciscans International, Vivat International, Mercy International, a rede Cidse, a Rede Eclesial Panamazônica, o Pontifício Conselho de Justiça e Paz, assim como outros atores sociais como o Observatorio de Conflictos Mineros de América Latina e diversas expressões sociais com que compartilhamos propósitos e visões em todo o continente.

Que a mística e o espírito de fraternidade que caracterizaram este encontro nos animem a assumir com maiores energias a missão profética e a responsabilidade coletiva no cuidado da vida e dos bens comuns.

Brasília, 5 de dezembro de 2014.

Para nos contatar e conhecer nossas propostas concretas: [email protected]

  • Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade – AFES –
  • Agenda Latinoamericana Mundial
  • Amerindia Colombia y Continental
  • Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo – ASETT –
  • Associação Madre Cabrini, Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus – Brasil
  • Caritas de El Salvador, El Salvador
  • Caritas Jaén, Perú
  • Centro de Ecología y Pueblos Andinos -CEPA-  Oruro Bolivia
  • Centro de Justicia y Equidad -CEJUE- Puno, Perú
  • Centro Franciscano de Defesa dos Direitos, Brasil
  • Claretianos San José del Sur, Uruguay, Paraguay y Chile
  • Coalición Ecuménica por el Cuidado de la Creación, Chile.
  • Consejo Latinoamericano de Iglesias – CLAI-
  • Consejo Mundial de Iglesias, Justicia Climática -CMI-
  • Conselho Indigenista Missionário -Brasil-
  • Coordinación Continental de Comunidades Eclesiales de Base
  • Comissão Verbita, JUPIC- Amazonía.
  • Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração, Brasil.
  • Comunidades Construyendo Paz en los Territorios – Fe y Política -Conpaz- Colombia.
  • Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB-
  • Comisión Intereclesial Justicia y Paz -Colombia-
  • Comissão Pastoral da Terra -CPT- Brasil.
  • Comunidades de Vida Cristiana -CVX-
  • Comunidades Eclesiales de Base, Colectivo Sumaj Kausay, Cajamarca, Argentina.
  • Coordinación Continental de Comunidades Eclesiales de Base.
  • Coordinadora Nacional de Derechos Humanos, Perú.
  • CPT Diocese de Óbidos, Pará, Brasil.
  • Departamento de Justicia y Solidaridad de la Conferencia Episcopal Latinoamericana – DEJUSOL, CELAM.
  • Derechos Humanos Sin Fronteras, Perú.
  • Derechos Humanos y Medio Ambiente de Puno -DEHUMA-, Perú
  • Diálogo Intereclesial por la Paz en Colombia, DIPAZ, Colombia
  • Diocesis de Copiapó- Alto del Carmen – Chile
  • Diocese de Itabira- Fabriciano Minas Gerais, Brasil
  • Dirección Diocesana Cáritas  de Choluteca, Honduras
  • Equipe de Articulação e Assessoria as Comunidades Negras do Vale do Ribeira, EAACONE, Brasil.
  • Equipo Investigación Ecoteología, Universidad Javeriana, Bogotá.
  • Equipo Nacional de Pastoral Aborigen, ENDEPA, Argentina.
  • Franciscans International.
  • Hermanas de la Misericordia de las Américas, Argentina.
  • Iglesia Evangélica Presbiteriana de Chigüinto, Chile.
  • Irmãos da Misericórdia das Américas Juventude Franciscana do Brasil – JUFRA-
  • Justiça, Paz e Integridade da Criação Verbitas – JUPIC SVD – Província BRN
  • Mercy International
  • Mesa Ecoteológica Interreligiosa de Bogotá D.C. – MESETI –
  • Misioneros Claretianos  Centro América y San José del Sur, Argentina
  • Misioneros Combonianos, Brasil e Ecuador
  • Movimento dos Atingidos por Barragens no Vale do Ribeira -MOAB- Brasil.
  • Observatorio de Conflictos Mineros de América Latina -OCMAL-
  • Oficina de JPIC OFM, Roma.
  • Oficina de JPIC Sociedad Misionera San Columbano, Chile
  • Orden Franciscana Seglar, Uruguay
  • Organización de Familias de Pasta de Conchos,  México
  • Pastoral de Cuidado de la Infancia, Bolivia
  • Pastoral Indígena, Ecuador
  • Pastoral Indigenista  de Roraima -Brasil-
  • Pastoral Social Cáritas Oruro, Bolivia
  • Pastoral Social Diócesis de Duitama Sogamoso, Boyacá, Colombia
  • Pastoral Social Diócesis de Pasto, Nariño, Colombia
  • Radio el Progreso Yoro-ERIC-  Honduras
  • Red de Educación Popular de América Latina y el Caribe de las Religiosas del Sagrado Corazón
  • Rede de Solidariedade Missionárias Servas do Espírito Santo, Brasil
  • Red Muqui, Perú
  • Red Regional  Agua Desarrollo y Democracia, Piura, Perú
  • Secretariado Diocesano de Pastoral Social, Garzón Huila, Colombia.
  • Servicio Interfranciscano de Justicia, Paz y Ecología -SINFRAJUPE-, Brasil.
  • Servicio Internacional Cristiano de Solidaridad con América Latina, Oscar Romero, -SICSAL-
  • Servicios Koinonia
  • Vicaría de la Solidaridad, Oficina de Derechos Humanos, Jaén, Perú.
  • Vicariato Apostólico San Francisco Javier, Jaén, Perú.
  • Vivat International.

Enviada para Combate racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

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