A ignorância do racismo deve ser combatida com o conhecimento, diz professor Paixão

Professor Paixão, umuaramaIlustrado

Umuarama – Em visita a Umuarama, para ministrar uma palestra, Luiz Carlos Paixão da Rocha, mais conhecido como Professor Paixão, concedeu uma entrevista ao jornal Umuarama Ilustrado. Na conversa, o integrante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal do Paraná, falou dos desafios na luta contra o racismo, que na sua visão começa por meio da educação como forma de romper a ignorância.

Luiz Carlos Paixão abriu à entrevista ressaltando a importância da escola, como veículo para levar o conhecimento e esse saber ser um instrumento de combate ao racismo presente sociedade brasileira. “Costumamos afirmar que o racismo caminha ao lado da ignorância e para suprir essa ignorância só com o conhecimento. Por isso surgiu à lei 10.639, que determina a todo estabelecimento de ensino trabalhar na sua grade a cultura afro-brasileira. O objetivo é que os estudantes tenham uma real visão da contribuição dos povos africanos e da população negra para cultura e economia do Brasil. Para que o negro possa ser apresentado de uma forma positiva”, disse.

Conforme o professor, antes a história não mostrava a África como o berço da humanidade e suas várias descobertas tecnológicas e científicas, no ensino do Brasil o negro aparecia apenas como o escravo. O resultado dessa omissão foram estudantes negros sem um espaço para construir de forma positiva sua identidade etiológica racial. “Antes diziam que o negro não tinha alma, não tinha nenhum conhecimento entre outras frases. Isso promoveu inferioridade e desigualdade e é por isso que escola precisa romper este silêncio”, alertou.

Mito da democracia racial

Em comparação a outros países que se utilizaram da escravidão, o Brasil teve um agravante, explicou o entrevistado. Devido à cultura do Carnaval e do futebol, o brasileiro se orgulhava em dizer que não era um povo racista, mas as desigualdades e a exclusão na verdade eram camufladas. “Até pouco tempo ninguém admitia que houvesse racismo no Brasil e quando não se reconhece algo, não tem como enfrentar o problema e a situação vai piorando. Aqui se vendia para o mundo que havia uma democracia racial. Mas por debaixo desse discurso, cada vez mais, se materializava o quadro de desigualdade”, noticiou Paixão.

Os números da desigualdade do povo brasileiro começaram a surgir em 2001, na participação na Conferência de Durban, na África do Sul. Os relatórios mostraram que o negro em todas as áreas: saúde, educação, moradia e mercado de trabalho viviam em uma situação de discriminação concreta. “Um negro na mesma função, com o mesmo tempo de serviço e a mesma escolaridade que o branco recebia menos. A ONU lançou um atlas racial com as estatísticas que chegou a conclusão de que, esse fosse possível separar um Brasil negro e um branco, a qualidade de vida do Brasil negro estaria atrasado vinte anos em perspectiva ao branco”, ressaltou o professor.

Um olhar diferenciado

Muito se falou em valorização do ser humano no dia da Consciência Negra, mas na visão dos que lutam pela igualdade, não dá para pensar numa valorização humana sem olhar a situação que o negro vive no Brasil. “Quando se propõe um Dia de Consciência Negra é para chamar a atenção da sociedade para um fato, que infelizmente a maioria não consegue enxergar. A pobreza tem uma característica de cor, entre os mais pobres estão os negros e não por incapacidade do negro. Mas por uma injustiça histórica, que foi a escravização”, resumiu Luiz Carlos.

Ainda conforme o educador, terminando o período de escravidão, o ex-escravo foi jogado à própria a sorte. Não houve política que pensasse em educação, saúde e trabalho. Pelo contrário, houve uma política de embranquecer a população. “Se cristalizou durante o período de escravização, que o negro era sinônimo de inferioridade, quando se pensou um novo projeto de nação deixaram o negro de fora. Em 1911, um representante brasileiro no congresso internacional de raça, disse: “O Brasil de hoje tem no branqueamento, em um século, sua perspectiva e solução”. Eles acreditavam que ter uma população branca seria ter um país desenvolvido”, comentou Rocha.

Novos rumos

Luiz Carlos Paixão, conclui a entrevista informando que o movimento busca nas políticas públicas forma de amenizar o quadro da desigualdade. De formar a serem transitórias para daqui a 20 ou 30 anos o País não precise mais desses artifícios para garantir as mesmas condições de vida, independente de cor. “Há uma dívida social do Estado do Brasil com a população negra. Conseguimos algumas mudanças e que são significativas, mas temos muitos para avançar. Todos nos fomos formados com uma visão equivocada e para mudar essa geração será um trabalho lento. Por isso, temos na educação a forma de acabar com a ignorância e construir gerações menos preconceituosas”, declarou o estudioso.

jogo dos amigos - umuarama

Amigos se reúnem para mais um jogo contra o racismo em Umuarama

Umuarama – Jogadores, ex-jogadores profissionais e seus amigos, se reencontram neste domingo (7), no Velho Juca – Jardim São Cristóvão -, para a 5ª edição do ‘Jogo dos Amigos; racismo aqui não’.

Além de reunir companheiros de longa data, que por motivos profissionais, pouco se veem durante o ano, o evento ainda serve para exercer a solidariedade, pois os convites são adquiridos mediante doações de alimentos não perecíveis que acabam repassados às entidades assistenciais da cidade.

Rodrigo Máximo, o ‘Primo’ e Rômulo Borges, dois dos idealizadores da tradicional partida, explicam que a ideia é reunir os amigos para celebrar e mostrar que apesar das diferenças – sociais, racial e religião -, o respeito dá base a amizade que, por sua vez, resulta em ações de benevolência

“Vivemos em um país formado pela mistura das raças. Esta mistura é que nos faz fortes e grandes, por isso, pretendemos mostrar que, unidos, somos todos iguais e podemos fazer a diferença para aqueles que realmente sofrem com a falta de itens essenciais”, comenta Máximo.

Borges complementa ao dizer que vira e mexe as questões raciais voltam à tona por isso, para ele, é importante mostrar que o esporte tem o poder de unir as pessoas para uma ação muito maior: a solidariedade.

“Queremos fazer a nossa parte. Mostrar que temos coisas mais importantes para nos preocupar ao invés de insistirmos da tecla do racismo. Está mais que comprovado: isto só leva a destruição. Racismo é falta de conhecimento de quem precisa evoluir, se libertar, pensar adiante”, reforça.

Os promotores da festa lembram ainda que de uma forma ou de outra, todos os envolvidos têm alguma ligação como futebol. Boa parte se conheceu nas escolinhas de futebol, foi para os campos de várzea e, alguns, chegaram a se profissionalizar e jogar em clubes importantes do futebol brasileiro.

É o caso do ex-jogador do Umuarama, Grêmio Maringá e atual técnico do Campo Mourão, Edivaldo Júnior; Michel, com passagens pelo Santos e Avaí (SC); Tiziu, Umuarama e Misto Bordô, de Telêmaco Borba; Sinval, o ‘Gato Guerreiro’, Jabá, Primo, Gaguinho e o lendário Bernardo, o dono da zaga umuaramenses em tantas ocasiões.

“Este ano, por conta do calendário, alguns amigos que têm vínculos contratuais ainda não se desligaram de seus clubes por isso não devem participar. Mesmo assim, a maioria confirmou presença e será uma grande festa. Fora de campo, porque dentro dele não tem nada de amizade. O chicote estrala”, compara.

O jogo está agendado para começar à partir das 9h30. Já o churrasco e a velha resenha, não tem hora para acabar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.