Revista Ñanduty: Chamada para Nº 03 – Dossiê Educação Indígena

nandury

ÑANDUTY é Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados e lança agora o convite para seu terceiro número, com o tema da Educação (Escolar) Indígena.

Revista Ñanduty

Historicamente a educação foi uma das estratégias utilizadas pela colonização para “domesticar” (catequizar, normatizar, submeter, civilizar) e tentar integrar os povos indígenas à sociedade nacional, como reservas de mão de obra, falantes da língua portuguesa e aos poucos inseridos na economia de mercado.

Nestes mais de 500 anos de contato com os europeus, os povos indígenas foram, também, usando suas próprias estratégicas e fazendo suas experiências de educação escolar. Nas últimas décadas, a partir do movimento indígena e parcerias múltiplas, estas experiências de educação foram se transformando em direção à realidade destes povos, adotando elementos de suas línguas, conteúdos, professores e gestores indígenas.

Paralelo e concomitante a estas experiências, os povos indígenas sempre desenvolveram por séculos sofisticados mecanismos de produção e reprodução social num complexo sistema de educação, que chamamos de pedagogia indígena, processos próprios de aprendizagem, entre outros conceitos e práticas culturais de transmissão geracional de conhecimentos e saberes.

O presente número 03 da REVISTA ÑANDUTY tem como tema justamente a complexa relação entre educação, cultura e sociedade e está aberto a diferentes contribuições teóricas e/ou baseadas em trabalhos de pesquisa de cunho etnográfico ou de outro tipo relacionado à Educação (escolar) Indígena.

A revista aceita também Resenhas, Entrevistas, Documentos e Artigos com outros temas para a seção Miscelânea, conheça nossas seções.

Endereço para o envio de artigos: www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/nanduty/

Data limite para a submissão de artigos: 15 de dezembro de 2014

Data de publicação: fevereiro de 2015

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.