Organizações indígenas promovem atividades paralelas e abordam temas sobre Mineração, Hidrelétricas, Mudanças Climáticas e Povos Indígenas na COP 20

Conselho Indígena de Roraima (CIR)

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Ameridian Peoples Association (APA-Guyana), a Organizacion Regional de los Pueblos Indigenas de Amazonas (ORPIA- Venezuela) juntamente com organizações não governamentais que atuam em defesa dos direitos indígenas em nível internacional, Ashimita (Nepal), Tebtebba(NY) e Rainforest Foundation (US), organizações que participam da COP 20 promovem na próxima quinta feira, 4, eventos paralelos abordando dois temas de relevância nacional e internacional no que diz respeito aos direitos dos povos indígenas no Brasil, Guyana e Venezuela.

As organizações indígenas e entidades parceiras colocam no foco de discussão da COP 20, os temas sobre mudanças climáticas, mineração, hidrelétrica e povos indígenas. Os assuntos serão divididos em dois momentos de acordo com a temática apresentada: Alternativas as Mudanças Climáticas; e Mineração, Hidrelétricas e os Povos Indígenas.

Em relação ao assunto sobre mineração e hidrelétricas em terras indígenas as organizações apresentam os encaminhamentos do Seminário sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas, realizado no mês de maio desse ano, na comunidade indígena Tabalascada, em Roraima, com a participação de mais de cem lideranças indígenas de Roraima, Guyana e Venezuela. Evento promovido pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), Hutukara Associação Yanomami (HAY), Instituto Socioambiental(ISA) e Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 

Os povos indígenas dos três países declaram serem contra a mineração e construção de hidrelétricas em suas terras, ameaças, que violam gravemente os direitos originários dos povos. Uma Declaração elaborada e publicada simbolizou o ato de repúdio contra tais ameaças.

Por outro lado, as organizações indígenas também apresentam as iniciativas e avanços dos povos em proteger as suas terras, sobretudo, propor alternativas de preservação ambiental e territorial.

No âmbito das Mudanças Climáticas, o CIR apresenta o resultado dos estudos de casos realizado nas terras indígenas Jacamim, Manoá-Pium e Malacacheta, o que resultou na publicação Amazad Pana`adinha – Percepção das Comunidades Indígenas sobre as Mudanças Climáticas, região Serra da Lua. Um trabalho realizado pelo Departamento Ambiental e Territorial juntamente com as comunidades indígenas das três terras indígenas, além de outras atividades promovidas pela organização.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.