“A ditadura militar e o genocídio do povo Waimiri-Atroari”

Beth Begonha com Egydio Schwade e Giba após entrevista de lançamento do livro. Arquivo pessoal
Beth Begonha com Egydio Schwade e Giba após entrevista de lançamento do livro. Arquivo pessoal

Egydio Schwade lança livro que conta a história do massacre implementado pelo governo da ditadura militar durante a construção da BR 174

Por Beth Begonha,  Rádio Nacional da Amazônia

O Amazônia Brasileira desta quarta-feira (03) recebe Egydio Schwade, Coordenador do Comitê Estadual Direito à Verdade, Memória e à Justiça do Amazonas. Ele fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre esse período da história, onde não apenas os Waimiri Atroari foram atacados e expulsos da terra onde viviam, mas também outras populações tradicionais que habitavam a região. Para o autor, por trás da construção da estrada estavam na verdade interesses não revelados de exploração mineral.

Egydio e sua família viveram anos com a comunidade dos Waimiri Atroari e acompanharam de perto os problemas sociais causados pela obra, cuja implementação foi feita sem nenhuma consulta, sequer aviso, e com uso de métodos violentos para abrir caminho, inclusive bombardeios aéreos de aldeias.

Egydio faz um resumo do livro, e conta como tem sido liderar o Comitê no Amazonas. O indigenista faz ainda uma análise dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em particular na parte que trata dos povos indígenas. Além disso, analisa o momento político vivido pelos povos indígenas. Também participou da entrevista o Secretário Adjunto do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Gilberto Vieira dos Santos (Giba). Ele falou sobre as ameaças a direitos fundamentais dos povos indígenas e outros povos tradicionais, que vêm partindo do Congresso e até de algumas áreas da justiça.

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Ouça a entrevista AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.