População vai às ruas exigir fim do uso de agrotóxicos e estímulos à agroecologia

Brasil agrotóxico

O dia 3 de dezembro é celebrado internacionalmente como Dia de Luta contra os agrotóxicos

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

De Belém à Porto Alegre, dezenas de cidades brasileiras já confirmaram mobilizações na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos. Os manifestantes vão denunciar os danos causados pelo modelo agrícola representado pela Bancada Ruralista e exigir mais estímulo à Agroecologia, uma alternativa à produção de alimentos saudáveis e com capacidade de garantir a segurança alimentar da população, através da agricultura familiar e camponesa.

Panorama

O Brasil se consagrou como o maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2008, ultrapassando os Estados Unidos. Desde então, mais de 1 bilhão de toneladas desses insumos são despejados nas lavouras brasileiras, sem contabilizar o uso doméstico e fitossanitário.  A grosso modo, cada brasileiro consome 5,2 litros desses insumos todos os anos, cujos danos à saúde, especialmente os crônicos, ainda não são de todo conhecidos.

Apesar de diversos estudos científicos comprovarem a associação dos agrotóxicos e cânceres, abortos, más-formações congênitas, alterações neurológicas e somáticas, Alzheimer, entre outros, o governo brasileiro continua a estimular o setor, através de isenção fiscal – os agrotóxicos têm 60% de isenção do ICMS, e muitos ainda possuem 100% de isenção do IPI, PIS/PASEP e COFINS. Em 2013, o mercado de agrotóxicos movimentou aproximadamente US$11,5 bilhões. Contudo, pesquisas recentes apontam que, para cada US$1 gasto com agrotóxicos, são gastos U$1,28 para cuidar de casos de intoxicação agudas no SUS.

O Agronegócio é o maior responsável por esse modelo que privilegia as monoculturas, facilitando a difusão das chamadas “pragas” agrícolas, e a exportação de commodities, não contabilizando os danos à saúde provocados na população. Embora o setor seja responsável por apenas 30% do que chega às mesas dos brasileiros, a contaminação causada por esses insumos é sistêmicas, visto que a presença de agrotóxicos já foi detectada no solo, água, ar e até mesmo na chuva e no leite materno.

Reivindicações

A data está sendo promovida no Brasil pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que reúne agricultores, ao lado de membros de instituições científicas, movimentos sociais e setores do poder público preocupados com os efeitos dessas substâncias na saúde da população e no ambiente brasileiro.

As principais reivindicações da Campanha são:
• A proibição da prática ineficiente pulverização aérea (que atinge no máximo 30% do alvo), a exemplo do que ocorre na União Europeia;
• O banimento de agrotóxicos já banidos em outros países do mundo (dos 50 agrotóxicos mais usados no Brasil, 22 já foram proibidos na União Europeia, por exemplo);
• O fim das isenções de impostos dadas aos agrotóxicos;
• A criação de zonas livres de agrotóxicos e transgênicos, para o livre desenvolvimento da agroecologia
• Maior controle para evitar a contaminação da água por agrotóxicos.

O Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos

A data foi estabelecida pela Pesticide Action Network (PAN) para recordar as 30 mil pessoas falecidas (8 mil morreram nos três primeiros dias), muitas delas crianças, na catástrofe de Bhopal, Índia, ocorrida em 1984. Na tragédia, vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada. 560 mil pessoas continuam com sequelas do acidente até hoje a corporação, incorporada a Dow Química, não indenizou as vítimas.

Confira as atividades já confirmadas

De um pouco depois da alvorada a Praça Fasto Cardoso, em Aracaju (às 9h), até depois do fim do expediente comercial na Cinelândia, centro do Rio, nesta quarta-feira a população vai às ruas pedir o fim do apoio governamental a um modelo agrícola que requer altas doses de insumos químicos para alimentar às pessoas.

Belém, Recife, Joinville (SC), Rio de Janeiro, Macaé (RJ), Curitiba, Porto Alegre, Goiânia etc. Dezenas de cidades brasileiras já confirmaram atos públicos no dia 3 de dezembro, data em que celebra-se o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos. Confira as atividades já confirmadas nas cidades:

No próximo dia 3 de dezembro, data em que celebra-se o Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos, artistas, ativistas, estudantes , profissionais da educação, saúde entre outros estarão reunidos em CONTAGEM/MG ao som dos tambores e ao sabor da culinária orgânica em colaboração a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, em um ato a favor da alimentação sem veneno, da agricultura familiar, a reflexão sobre as consequências do agronegócio e ao desenvolvimento da “consciência ambiental”.

https://www.facebook.com/events/1522933657960712/?ref=4

  • Cuiabá (MT)

16:00hs – Ato em frente ao shopping Pantanal – Cuiabá (panfletagem e mobilização)

https://www.facebook.com/events/716732881745670/?notif_t=plan_user_invited

  • Curitiba (PR):
    12h na Boca Maldita
  • Inconfidentes (MG):
    8 as 16h na praça Tiradentes;
    17h: Palestra no Auditório da Escola-Fazenda
    20:30: CineUai: Agricultura Tamanho Família
  • Goiânia (GO)

Local: sala T-15 do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Goiás (9 às 12h) e Mercado Vila Nova (até as 19h). No evento será lançado o 11o. FÓRUM ESTADUAL DE COMBATE AOS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS, um dos objetivos de Projeto do CNMP e Fórum Nacional de Combate sós Agrotóxicos.

  • Joinvile (SC):
    Vídeo-Debate: O veneno está na mesa 2
    02/12 – 19:15: na Casa Iririú
    03/12 – 19:15: no Centro de Direitos Humanos – CDH Joinville
  • Juiz de Fora (MG)
    17h: Aula Pública no Parque Halfeld
    18:30h: O veneno está na mesa 2 – Auditório João Carriço
  • Macaé (RJ):
    Panfletagem e exibição de filmes durante o II Fórum em Humanidade do NUPEM/UFRJ – Macaé
  • Mucugê (BA)

Seminário Impactos Causados Por Agrotóxicos No Território Da Chapada Diamantina

Centro de Cultura, 9 às 17h

Cinelândia:
15 às 21h | Exposição de Fotos e Outras Intervenções
18h | Aula Pública (Representantes da Fiocruz, da Campanha e Depoimento de Agricultor/a)
19h30 | Exibição do Filme “Agricultura da Morte” e Curta Agroecologia

  • São Carlos (SP):
    Das 11h30 às 13h30 no RU da UFSCar, exibição do filme: O Veneno Está na Mesa II
    https://www.facebook.com/events/382608931910157/
  • São Paulo (SP)
    Ações informativas para a população alertando para os perigos dos Agrotóxicos.
    CUT e sindicatos filiados
    A partir das 11h na Praça do Patriarca, centro de São Paulo.
  • Vitória (ES):
    – Panfletagem + Panelaço E/Ou Batucada-Barulho No Ru – Ufes – Concentração A Partir Das 10:00hs No Elefante Branco Próximo A Barraca Agroecológica;
    – Exibição do Vídeo “O Veneno Está Na Mesa II” (Silvio Tendler)
    – Ao Término da Exibição Será Realizado Panelaço E/Ou Batucada-Barulho Na Rua Juntamente a Panfletagem;
  • Uberlândia (MG)
  • Rio Branco
  • Campinas

Mais informações:
http://www.contraosagrotoxicos.org/
https://www.facebook.com/events/312915832229013/

Contatos para Imprensa

Alan Freihof Tygel – Coordenador de Comunicação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida – (21) 9 8085 8340
Fran Castro – Coordenação da Campanha – (65) 9972 5709
Marciano Toledo – Coordenação da Campanha – (61) 9681 6747

Email: [email protected]

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ivonete Gonçalves de Souza.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.