Audiência de Taunay Ipegue é vitória da justiça: fazendeira retirará seus bens em 90 dias, e Terena continuarão na Retomada

audiência Taunay  Ipegue 1

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Uma excelente notícia para encerrar a noite: terminou com solução pacífica a audiência de conciliação marcada para esta tarde pelo juiz federal Pedro Pereira dos Santos, envolvendo a Ação Possessória movida por Salma Salomão Saigali contra a União, a Funai e a os Terena da retomada de Taunay-Ipegue.

Com a assinatura de um Termo Extrajudicial de Retirada de Bens, as partes estabeleceram prazo de 90 dias para que a Salma Salomão Saigali, seus familiares e funcionários retirem todo o rebanho e demais pertences da área, comprometendo-se os Terena a garantir-lhes livre acesso para isso. Paralelamente, cabe à autora da ação, família e funcionários manterem relação “cordial e amistosa” com os Terenas, evitando quaisquer conflitos.

A área ocupada pela fazenda Maria do Carmo havia sido retomada na madrugada do dia 28 de novembro pelos Terena. Na mesma data, Salma Salomão Saigali entrou com Ação Possessória contra a União, a Funai e a Comunidade Indígena, alegando que sua posse “mansa e pacífica” da área datava de “mais de um século” e estava demonstrada por “estudos antropológicos” e documentos de domínio. O juiz federal Pedro Pereira dos Santos decidiu entretanto marcar antes de mais nada uma audiência de conciliação, que felizmente terminou da melhor forma possível. Agora, é exigir que o Ministro da Justiça cumpra a Constituição e demarque de vez o território indígena.

Abaixo, a íntegra do Termo Extrajudicial.

Decisão Juiz 1 Taunay Ipegue

 

audiência Taunay  Ipegue 2

 

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber. Fotos: Resistência do Povo Terena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.