Nota de Repúdio da CUT MS à violência contra os Terena da Terra Indígena Taunay/Ipegue

Constituição Demarcação JáVimos através desta nota, repudiar a ação violenta realizada na manhã desta sexta-feira (28), por jagunços armados que estavam em seis caminhonetes e dispararam tiros contra lideranças indígenas da etnia terena, na terra indígena Taunay/Ipegue, no município de Aquidauana, que fica à 181 Km da capital.

Esta região é alvo de um longo processo de demarcação de terras indígenas já em fase final de conclusão, pois falta apenas a homologação do governo Federal, para a devolução dessa terra indígena aos irmãos indígenas.

Lideranças Terena nos informaram que os jagunços seriam contratados por fazendeiros da área ainda conhecida como Fazenda Maria do Carmo. Segundo os indígenas, eles foram alvejados nesta manhã, naquela região, por jagunços encapuzados. Relatos também indicam que desde ontem (27) à noite, estes jagunços estavam rondando os Terena nestas caminhonetes.

A CUT-MS é totalmente contra essas ações violentas organizada por fazendeiros do Estado de Mato Grosso do Sul, que vitimaram centenas de lideranças indígenas nos últimos trinta anos. Somos radicalmente contra a presença de uma máquina miliciana e violenta que foi alvo até de leilão, para seu financiamento.

Repudiamos veementemente este tipo de situação. A violência institucional ou privada, que vem ocorrendo há décadas quando dos conflitos com indígenas é um absurdo, um atentado à nossa democracia.

Externamos aqui a nossa solidariedade ao povo Terena em luta pelas suas terras ancestrais. Exigimos que as autoridades de governo, justiça e polícias busquem garantir um caminho de paz para a resolução deste conflito, sem violência de qualquer espécie. Não queremos ver mais, em nenhuma hipótese em solo sul-mato-grossense tragédias como se abateram no conflito da terra Buriti em Sidrolândia (MS), onde o guerreiro Oziel Gabriel, de 36 anos de idade, foi morto no ano passado.

Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (CUT-MS)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.