Das Águas Gerais – A resistência de um povo

As comunidades Geraizeiras e Ribeirinhas ao logo dos tempos aprenderam a conviver com as Gerais,e perceberam que estes rio eram importantes lugares de abrigo. A partir daí surgiram os lugarejos, distritos e municípios que compõem o Oeste da Bahia. Desta ocupação surgiu uma relação intrínseca com as águas, que para o povo é de fundamental importância para reprodução da vida e fonte de sobrevivência. Contudo, por ser uma região estratégica para o capital, há uma grande corrida para a expansão de infraestruturas, a fim de beneficiar o Agronegócio. Dentre estas destacam-se os projetos de Barragens, que atualmente chegam a cerca de 150 para os rios do Oeste.

“Das Águas Gerais: a resistência de um povo” quer mostrar as contradições deste modelo de desenvolvimento e a resistência do povo Geraizeiros e Ribeirinhos em aceitar estes projetos de Barragens. O documentário busca também apresentar para o conjunto de sociedade a autonomia e soberania de um povo que luta para continuar a viver com qualidade de vida, que em síntese se expressa com “fartura” e “casa cheia” da região Oeste da Bahia — dentre as quais o Movimento dos Atingidos por Barragens — MAB, Cine Etinerrante, Comissão Pastoral da Terra — CPT, Rede de Educomunicadores da Bacia do Rio São Francisco e as próprias Comunidades Ribeirinhas – este documentário pretende estimular uma reflexão crítica sobre a realidade do oeste, bem como sensibilizar a população para a luta incansável deste povo em defesa dos seus direitos.

A todas e todos, boas reflexões.

Iniciativa:

Comunidades Ribeirinhas das Bacias do rio Carinhanha, rio Formoso e rio Corrente; Movimento dos Atingidos por Barragens — MAB, Cine Etinerrante, Comissão Pastoral da Terra, Rede de Educomunicadores da Bacia do Rio São Francisco e Articulação São Francisco Vivo.

Apoio:

MISEREOR — IHR HILFSWERK,
FES / CNBB / Cáritas Brasileira

Rede Alpha Produtora

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.