35ª Assembleia da CPT Centro Norte/Bonfim – Bahia

400_assembleia_cpt_bonfim_bahia

A Comissão Pastoral da Terra – Centro Norte da Diocese de Bonfim (BA) realizou de 06 a 08 de novembro último, no Centro Diocesano de Pastoral, sua 35ª Assembleia de avaliação e planejamento, onde foram comemorados, também, os 35 anos de fundação da mesma na Diocese de Bonfim

CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim

“Fiel ao Deus da vida, a serviço dos povos da terra”

Participaram da assembleia 45 pessoas, entre elas: agentes da CPT atual e alguns que já passaram pela CPT, representante da CPT BA/SE, militantes dos movimentos sociais, comunidades impactadas pelos projetos do capital, padres, freiras e representantes de entidades parceiras. A assembleia teve como objetivo celebrar juntos aos trabalhadores e trabalhadoras rurais as conquistas, refletir sobre a conjuntura atual, rever os passos que foram dados e a metodologia pastoral para os próximos anos. Para ajudar na reflexão, a assembleia contou com a assessoria de Nancy Cardoso Pereira, pastora da igreja Metodista e assessora da CPT Nacional, que no primeiro momento fez uma ligação da realidade do povo do antigo testamento com a vida do povo de hoje, e ajudou tanto a CPT como os trabalhadores a reverem onde acertaram e onde perderam. Foi um exercício importante.

Durante o evento, houve um momento em que os trabalhadores (as) trouxeram presente os conflitos gritantes vividos por eles em toda a região, sobretudo nas áreas de Fundo e Fecho de Pasto. Nessas áreas, os trabalhadores vêm resistindo a ameaças constantes em defesa dos seus territórios, para garantir o seu modo de vida, lutando contra a perseguição dos grileiros na região de Monte Santo e das empresas mineradoras nas regiões de Andorinha, Campo Formoso, Jaguarari e Jacobina. Outro ponto discutido foi sobre a metodologia de atuação na CPT, tendo como base o evangelho subversivo de Jesus Cristo, para não perder o foco do trabalho de base e de ser profeta. Nancy Cardoso concluiu, afirmando que a CPT faz um trabalho profético junto ao povo das comunidades e não pode nunca perder esse princípio, esse caráter.

Ao final, a assembleia assumiu o compromisso de: convidar a Diocese para realizar em fevereiro um encontro para estudar o documento 101 da CNBB “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI”, tendo em vista o engajamento das paróquias e da diocese neste serviço; trabalhar na construção de uma CPT ampliada; realizar três encontros com os movimentos sociais para aprofundar a mística e a profecia; trabalhar a auto-identificação das comunidades tradicionais; retomar a formação com jovens e pensar estratégias de comunicação.

A assembleia foi concluída com uma calorosa celebração construída pelos participantes, que, de forma unânime, falaram da importância de contar com a presença da assessora Nancy Cardoso, assim como também a participação de todos (as) que se fizeram presente, foi um momento bastante rico de discussão e reflexão junto ao povo. Trata-se de uma retomada da caminhada do povo de Deus no território da Diocese.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.