No DF, camponeses ocupam Terracap e Secretaria de Agricultura

Da Página do MST

Na manhã desta quinta-feira (13/11), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal foram ocupadas por integrantes de nove movimentos sociais de luta pela terra do DF.

Cerca de 1500 trabalhadores rurais, organizados pelo MST, MBST, MLT, MTD, Fetraf, FetaDF/Contag; Unibras, MATR e FNL, participam da ação unitária que compõe a Jornada Distrital pela Terra, Democracia e Vida.

Os trabalhadores reivindicam agilidade no processo de destinação de terras para a Reforma Agrária, principalmente das áreas já apresentadas aos dois órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Já existem estudos que mostram a existência de áreas no DF para assentar trabalhadores rurais. Além disso, é preciso um plano que atenda a todos, pois o que o GDF apresentou só comporta 10% das pessoas atualmente acampadas”, disse Cledinei Carneiro, integrante da direção distrital do MST.

Com a ocupação, os movimentos sociais também chamam atenção para a urgência de uma reforma política e da democratização dos meios de comunicação no País.

“Estamos na semana de luta pelo Plebiscito Constituinte e reivindicamos um plebiscito oficial para que possamos ter participação no debate da reforma política, ao mesmo tempo em que sabemos que o monopólio da mídia é prejudicial para a democracia e para a nossa luta”, completou Carneiro.

A pauta de reivindicação ainda inclui a vinculação da produção à agroecologia, a manutenção da proibição da pulverização aérea e a transformação do DF em território livre de transgênicos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.