Nota de repúdio do Centro Acadêmico Roberto Lyra Filho – Direito UFES – sobre o mais recente caso de racismo na Ufes

63969_1507889359464148_4688225029481457556_n

“Eu detestaria ser atendido por um médico negro ou advogado negro.” Esta foi umas das frases proferidas por um Professor do Departamento de Economia, durante a aula da turma de Ciências Sociais do segundo período. Alegou também que o nível da Universidade foi reduzido com a presença principalmente de negros cotistas, pois não possuem capacidade intelectual suficiente para manterem o coeficiente alto como o dos demais alunos.

É importante ressaltar que o discurso racista do professor não se trata de um caso isolado, ele é expressão do racismo, que infelizmente, é presente no cotidiano de todas e todos os estudantes. Vivemos em uma sociedade imersa em culturas e valores racistas, em que qualquer pessoa é passível de reproduzir ideias que inferiorizam a identidade negra. Com certeza, repudiamos veementemente as atitudes do professor, que no exercício de sua função promove um desserviço aos estudantes cotistas e negros que, lamentavelmente, são minoria no ensino superior. Porém, não cabe cairmos numa exigência de pura criminalização, até porque qualquer criminalização atinge majoritariamente certos grupos que possuem classe social, cor e endereço definidos: pobres e negros das periferias.

No estado em que mais se matam jovens e negros, num país em que os negros recebem salários menores que os dos brancos, queremos que a Universidade, além de tomar as medidas cabíveis ao professor, concretize políticas públicas específicas para a questão racial e cotista. Queremos que a Universidade garanta permanência, além do acesso. Que afirme seu compromisso em superar não só as condutas racistas escancaradas, mas o racismo institucional presente em nossa Universidade e Sociedade.

Nos colocamos na construção do mês da consciência negra, em que realizaremos um debate sobre a temática; e reafirmamos o compromisso do CARLF com as lutas por igualdade, justiça social e pelos direitos humanos. Pela defesa de uma educação pública e de qualidade para todos. E QUE TENHAMOS ORGULHO POR CADA ADVOGADO(A) NEGRO(A) QUE NOS ATENDA!


Centro Acadêmico Roberto Lyra Filho – Direito UFES”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.