CPT realiza lançamento do documentário ‘Minerando Conflitos’

400_minerando_conflitos

A Comissão Pastoral da Terra, por meio do Observatório Socioambiental do Sudeste Paraense, realizou o lançamento do video-documentário ‘Minerando Conflitos’. O documentário é uma produção das equipes da pastoral de Marabá, Xinguara e Tucuruí, que reflete sobre os impactos causados pela implantação do Projeto Ferro Carajás S11D, da mineradora Vale

CPT Pará

Em 2013 foram realizadas pesquisas e entrevistas com moradores atingidos pela mineradora em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá.

O ‘Minerando Conflitos’ foi realizado no âmbito do Projeto de Inclusão Sócio-Econômica, Direitos para a Sustentabilidade do Sudeste do Pará, que é executado pela CPT, com apoio de CAFOD e financiamento da União Europeia.

Também aconteceu a exposição fotográfica “Respiro o ar sujo de Piquiá de Baixo”, que retrata o cotidiano da população de Piquiá de Baixo, bairro industrial de Açailândia, no Maranhão, que convive há mais de duas décadas, com a poluição provocada por cinco siderúrgicas. A comunidade também e margeada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e sofre com impactos da empresa Vale S.A.

A atividade ocorreu no último dia 07 de novembro no Campus 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e contou com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que cederam entrevistas para o documentário. A atividade foi com a parceria com Universidade, através da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, e do Movimento Debate e Ação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.