“Não é uma visão preconceituosa, é realista” diz professor acusado de racismo na Ufes

Professor Manoel Luiz Malaguti acusado de racismo por alunos da Ufes
Professor Manoel Luiz Malaguti acusado de racismo por alunos da Ufes

O professor reiterou que se pudesse escolher entre dois médicos com o mesmo currículo, um branco e um negro, optaria pelo médico branco

Gazeta Online

Um grupo de alunos da Universidade do Espírito Santo (Ufes) denunciou um professor por preconceito racial durante uma aula na última segunda-feira (3). Após dizer que não gostaria de ser atendido por um médico negro, o professor Manoel Luiz Malaguti causou revolta nos alunos que estavam na sala.

A ouvidoria da universidade informou que recebeu nesta terça-feira (04) a denúncia encaminhada por estudantes contra um professor da instituição que teria pronunciado afirmações de caráter racista e preconceituoso em sala de aula.

No site da universidade, a ouvidoria afirmou que a denúncia será encaminhada ao diretor do Centro de Ensino no qual o professor está lotado a fim de que seja aberta uma sindicância para analisar o caso. Se as denúncias forem comprovadas, o resultado da sindicância será encaminhado à Reitoria para a abertura de um inquérito administrativo.

Em entrevista ao Gazeta Online o professor explicou que a frase foi dita durante uma discussão sobre cotas raciais na universidade e reiterou que se pudesse escolher entre dois médicos com o mesmo currículo, um branco e um negro, optaria pelo médico branco.

A Ufes destacou que repudia todo e qualquer ato ou manifestação preconceituosa em seus campi, e afirma que desenvolve políticas afirmativas de assistência estudantil que reforçam seu compromisso com o exercício pleno da cidadania a todos os estudantes, a democratização das condições para o acesso e permanência dos alunos nos cursos de graduação, a defesa da justiça social e a eliminação de todas as formas de discriminação.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mirt’s Sants.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.