Cadê a água que estava aqui? Juquitiba para salvar São Paulo?, por Telma Monteiro

Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares.
Situação da represa Cachoeira do França (Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares)

Por Telma Monteiro

Pasme. A Sabesp e o governo Alkimin definiram uma estratégia para resolver o problema de falta de água na Região Metropolitana de São Paulo.

A Sabesp assinou um contrato de concessão, para a construção do Sistema Produtor São Lourenço, com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela Construtora Camargo Correa e Construtora Andrade Gutierrrez, no valor de R$ 6.045.746.601,52 (seis bilhões, quarenta e cinco milhões, setecentos e quarenta e seis mil e seiscentos e um reais e cinquenta e dois centavos).

O objeto do contrato é proceder a retirada, transposição e tratamento de água da Cachoeira do França, em Juquitiba. A vigência da concessão é de 25 anos, em que a Sabesp se obriga a pagar o valor mensal de R$24.378.010,49 (vinte e quatro milhões, trezentos e setenta e oito mil, dez reais e quarenta enove centavos) durante 248 meses.

O contrato bilionário para construção do empreendimento Sistema Produtor São Lourenço prevê a reversão de 4,7 m³/s do reservatório da Cachoeira do França que está na situação retratada nas imagens postadas por Marcio Fernandes Soares, no Facebook. Pior situação do que a do Sistema Cantareira. Quem opera esse reservatório é a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para gerar energia elétrica para sua indústria de alumínio. Portanto, a CBA pode usar a seu bel prazer a água da Cachoeira do França para acionar as máquinas de sua hidrelétrica, mesmo que signifique deplecionar o reservatório.

Pergunto de onde vai sair a água para o bilionário Sistema São Lourenço, já que a “fonte” está secando e somente com as mesmas chuvas necessárias para abastecer o Cantareira a Cachoeira do França se recuperará?

Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares
Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares
Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares
Reprodução da página do Facebook de Marcio Fernandes Soares

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.