No Congresso da Abrasco, o Cacique Babau discutiu com pesquisadores a construção compartilhada de conhecimentos entre academia e sociedade

Ensp Fiocruz

A academia vem se aproximando cada vez mais do conhecimento popular para enfrentar os reais desafios vividos pela nossa sociedade. Esse foi um dos aspectos abordados no segundo eixo de debates do 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Ambiente, que abordou a construção do conhecimento compartilhado.

Para buscar compreender melhor essa questão, a ENSP TV conversou com professores formados em universidade e na vida sobre como se constrói, verdadeiramente, este conhecimento comum a todos. As respostas foram unânimes: a solução para os problemas cotidianos podem estar longe das tecnologias os dos fármacos modernos, mas presentes sim na agricultura familiar e na medicina popular, por exemplo.

Confira, na reportagem de Tatiane Vargas, os depoimentos dos pesquisadores da ENSP Marcelo Firpo e Ary Miranda, além do líder Tupinambá Cacique Babau e do pesquisador da Universidade de Massachusetts Carlos Eduardo Siqueira.

Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.