IV Encontro de Professores Indígenas do Norte e Oeste da Bahia

Cartaz EPINOBAOPARÁ

É perceptível a demanda dos Povos Indígenas não só por Educação Superior na Bahia, como também pelo apoio e acompanhamento da Universidade na Educação Básica de suas Escolas. Neste sentido o Departamento de Paulo Afonso através Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ,  tem desenvolvido diversas ações e pesquisas junto aos Povos cujos territórios estão no entorno do Campus, unindo a outras tantas experiências a exemplo do magistério indígena.

O Encontro de Professores Indígenas do Norte e Oeste da Bahia é mais uma destas atividades, organizada pelo OPARÁ-UNEB em parceria com as DIRECs, e pela APINOBA – Associação de Professores Indígenas do Norte e Oeste da Bahia, objetivando  discutir as Políticas Públicas para a Educação Indígena no Brasil e na Bahia, a reavaliação do documento final elaborado a partir das demandas da educação escolar indígena apontadas pelos povos indígenas no encontro anterior, como uma forma de ver quais demandas foram concluídas e quais continuam em aberto, além de outras questões. Será realizado nos dias 31/10 a 02/11/14, na Universidade do Estado da Bahia- UNEB  Campus – Paulo Afonso/BA. 

Para a quarta edição, a expectativa é de que participem duzentos indígenas de diversos povos: Pankararé, Kiriri, Tuxá, Kaimbé, Kantaruré, Xucuru – Kariri, Tumbalalá, Atikum, Truka-Tupan.

Programação do IV Encontro de Professores Indígenas do Norte e Oeste da Bahia
31/10/2014

14:00 – Credenciamento
17:30 – Jantar
20:30 – Palestra: Educação Profissional Indígena: Territorialidade, Identidade e Sustentabilidade
21:00 – Atividade Cultural e Grupo de Estudos

01/11/2014

8:30 – Mesa de diálogos: Políticas Públicas para a Educação Indígena no Brasil e na Bahia: Impasses, compromissos e perspectivas
– Movimento Indígena: APINOBA, MIBA e FORUMEIBA
9:40 – Intervalo

10:00 – Grupos de Trabalho
– Políticas Públicas para a Educação Indígena no Brasil e na Bahia: Impasses, compromissos e perspectivas

14:00 – Mini Cursos
19:30 – Comunicações
21:00 – Atividade Cultural
 
02/11/2014
8:00 – Plenária
10:00 – Encaminhamento das propostas
12:00 – Encerramento

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.