Aquífero: do Latim “aqua” + “ferre”

TV Gandarela

Qual é a nossa escolha? Permitir a mineração ou garantir o abastecimento de água para o presente e futuro da terceira maior região metropolitana do Brasil? Muito se fala sobre as serras de Minas Gerais serem riquíssimas em minério de ferro.

Mas elas são mais ricas ainda em água, porque ela está na camada geológica onde se encontra o ferro. Por isso, a Serra do Gandarela, na região metropolitana de Belo Horizonte, é um aquífero muito importante para o abastecimento da região. É a última serra ainda intacta no chamado quadrilátero ferrífero, que conta com um movimento que luta há anos pela sua preservação.

Por que, mesmo diante da grave crise hídrica – que já assola Congonhas e Conceição de Mato Dentro e ameaça Belo Horizonte, a mineração fez pressão para minerar a Serra do Gandarela e conseguiu que os governos alterassem os limites do Parque Nacional, pedido em 2009 pela sociedade e criado no dia 13/10/2014 sem a serra?

Produzido pelo Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM), que integra o Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, com recursos do Fundo Socioambiental CASA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.