Consea promove Mesa de Controvérsias sobre ‘Terra e Território’

Encerramento da IV Conferência do Faor em Altamira - Rio Xingu Foto: Vânia Carvalho (2004)
Encerramento da IV Conferência do Faor em Altamira – Rio Xingu Foto: Vânia Carvalho (2004)

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realiza nos próximos dias 4 e 5 de novembro, em Brasília, a “Mesa de Controvérsias: “Territorialidade, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional”.

Consea, no Portal de Agroecologia da Amazônia

Esta será a quarta Mesa de Controvérsias promovida pelo conselho – um delas foi sobre agrotóxicos e outras duas foram sobre alimentos transgênicos. Trata-se de encontros que reúnem representantes da sociedade do governo para discutirem questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

Essa quarta mesa tem o objetivo principal de discutir as diferentes concepções do direito à terra e ao território e sua relação com o Direito Humano à Alimentação Adequada na ótica dos Três Poderes e dos sujeitos de direitos, bem como construir propostas para atuação do Estado.

Entre os objetivos específicos estão: promover diálogo do poder público com a sociedade civil a respeito dos rumos do direito de acesso à terra/território e suas violações; discutir o estágio da realização do direito de camponeses, indígenas e povos e comunidades tradicionais; apresentar propostas para o enfrentamento das violações desses direitos.

O acesso à terra e ao território é questão recorrente nas discussões do Consea. Trata-se de condição imprescindível para a realização do direito humano à alimentação adequada e demais direitos fundamentais de grupos sociais vulneráveis. De acordo com o Consea, os modos de organização, os sistemas agroextrativistas e os hábitos alimentares estão estreitamente ligados à terra e aos territórios, não podendo ser tratados de forma dissociada.

Serviço

Mesa de Controvérsias Terra e Território

Dias: 4 e 5 de novembro

Horário: a partir das 8h30

Local: Carlton Hotel, Setor Hoteleiro Sul, Brasília (DF)

Informações: (61) 3411 2747

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.