Sementes de Geração: Uso e Gestão compartilhada da Agrobiodiversidade nos Sertões de Minas Gerais [Beleza!]

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas

Nos sertões de Minas Gerais, uma ampla gama de diversidade de espécies cultivadas e nativas é manejada por agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais. De geração em geração vêm sendo conservadas, multiplicadas e melhoradas por povos indígenas, quilombolas, vazanteiros, veredeiros, caatingueiros, apanhadores de flores, geraizeiros e sertanejos que compõem a sociodiversidade no Norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha.

Mas esta marca da ancestralidade encontra-se sob risco. Os modos de vida e a soberania alimentar desses grupos estão sendo ameaçados pelas mudanças climáticas, agravadas pelo desmatamento, implantação de monoculturas de eucalipto e outras tensões ambientais como grandes barragens, mineração e criação de parques naturais sobre seus territórios. Soma-se a isso, a invasão de sementes transgênicas na região, colocando em risco um vasto patrimônio genético.

No entanto, mesmo privados da liberdade, a intensa mobilização política destes povos e comunidades tradicionais mostra que a proteção da agrobiodiversidade é possível, desde que seus saberes e fazeres sejam valorizados pela sociedade mais ampla e seus territórios reconhecidos enquanto patrimônio cultural a ser protegido.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Carlos Alberto Dayrell.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.