Buerarema: “Conflito indígena deu vitória a Aécio em única cidade baiana”

aécio e buerarema

Buerarema, no sul da Bahia, foi o único entre os 417 municípios do estado em que o candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, venceu a presidente Dilma Rousseff, com quem ele disputa o 2º turno; o tucano teve 67% dos votos válidos, contra 26% de Dilma; os moradores de Buerarema acreditam que Dilma permite cerca de 150 invasões promovidas por tupinambás desde 2012; os índios querem demarcação de 47 mil hectares entre Ilhéus, Una e Buerarema; produtores agrícolas se dizem prejudicados com a situação

Brasil 247

A cidade Buerarema, no sul da Bahia, foi o único entre os 417 municípios do estado em que o candidato do PSDB à presidência da República, Aécio Neves, venceu a presidente Dilma Rousseff, com quem ele disputa o 2º turno. O tucano teve 67% dos votos válidos, contra 26% de Dilma e 6% de Marina Silva (PSB).

O candidato derrotado do DEM ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), também venceu lá, com 77% da votação. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, o resultado pode ser justificado por um forte sentimento anti petista, devido a um tenso conflito indígena por terra na região.

Os moradores de Buerarema acreditam que Dilma permite cerca de 150 invasões promovidas por tupinambás desde 2012. Os índios querem demarcação de 47 mil hectares entre Ilhéus, Una e Buerarema. Produtores agrícolas se dizem prejudicados com a situação. “Não queremos esse governo do PT que gosta de índio. Índio não vale nada”, disse o atendente de açougue e eleitor de Aécio, Romário da Silva.

“Votamos em Aécio como opção contra o PT”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Domingos Alfredo. A presidente do PT local, Marta Marques, admite a rejeição ao partido. “Mas acho que essa questão indígena vem desde o governo FHC, é problema antigo”.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.