Eleitores e candidatos indígenas ainda são alvo de preconceito

Kariane Costa, EBC

Os índios no Brasil são obrigados a votar se tiverem 18 anos e se forem alfabetizados na Língua Portuguesa. A exceção da regra é quando as aldeias decidem coletivamente por não votar.

Isso porque os povos têm o direito constitucional de viverem segundo suas tradições e costumes.

Com intuito de ajudar a esclarecer o processo eleitoral, o Conselho Indigenista Missionário preparou uma cartilha que explica de forma didática como funciona a eleição para as comunidades. A cartilha nasceu há três eleições e  entre outros objetivos serve para alertar sobre a tentativa de compra de votos.

A Constituição também garante aos indígenas o direito a se candidatar. Mas, para a advogada indígena Joênia Batista, eles ainda são alvo de preconceito.

Para não deixar o eleitor indígena de fora, o coordenador de eleições do TRE de Roraima, Fábio Barros, explica que primeiro é feito um mapeamento das comunidades que fizeram o alistamento eleitoral.

A Constituição também garante aos indígenas o direito a se candidatar. Mas eles ainda são alvo de preconceito. O cacique xavante Mário Juruna foi o único índio brasileiro a assumir um mandato como deputado federal no Brasil, em 1982.

Em 2010, 116 indígenas foram eleitos para os cargos de prefeitos e vereadores.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.