DF e Entorno: Famílias recebem posse de área em Buritis

Foto: Incra
Foto: Incra

Incra – A abertura simbólica da porteira de uma área de 691 hectares no município de Buritis (MG) a 193 quilômetros de Brasília, marca um novo começo para 22 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais acampados na área. A criação do Projeto de Assentamento Recanto da Esperança na manhã desta sexta-feira, 26, foi formalizada pelo Presidente do Incra Carlos Guedes e pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller. Além desse, mais 32 outros projetos de assentamentos foram criados nesta sexta-feira beneficiando 1,6 mil famílias.

A luta pela terra marca a história de cada uma das 21 famílias que agora fazem parte do Assentamento Recanto da Esperança. O coordenador do Assentamento, Antônio de Oliveira Neves (66), lembra de cada dia em que esteve acampado ao lado das demais famílias. “Durante toda a minha vida trabalhei no campo. Chegamos aqui e lutamos bastante, sem desistir, até que chegou esse dia. Ter o nosso assentamento é uma grande conquista. Agora vamos continuar a nossa luta para produzir e aplicar cada benefício no lugar certo”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, disse que o país vive  um período histórico em que assentados estão tendo acesso à terra, estão estudando, se profissionalizando, bem como estão contando com recursos para iniciar a produção de alimentos e avançar na agroindustrialização. “Agora essas famílias beneficiadas podem dizer que o chão é delas, com todo o direito de titulação e às políticas públicas”.

A coordenadora da Fetraf regional e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buritis, Maria Abadia Alves de Jesus agradeceu ao Incra e resgatou a história da luta pela terra na região. “Hoje é um dia especial para cada um de nós que acreditou que um dia conquistaríamos esta terra”.

Políticas Públicas

O presidente do Incra Carlos Guedes falou sobre a importância da conquista da terra, mas acrescentou a importância das políticas públicas para a consolidação do assentamento. “As famílias assentadas aqui tem o desafio de cultivar a terra e produzir mais alimentos para o país”.

O Superintendente do Incra no DF e Entorno, Marco Aurélio da Rocha, garantiu o apoio da autarquia aos novos assentados. “As famílias estão no CAD Único e depois da seleção e homologação terão direito ao Crédito Apoio Inicial”, disse. Os assentados também terão acesso ao Crédito Apoio Mulher, assistência técnica, habitação, aguá, aluz, além dos créditos para serem investidos na produção.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.