No Pará, cerca de 6.300 indígenas devem participar das Eleições 2014

índios indo votar de barco - eleicaoPara as localidades mais distantes, apuração terá transmissão via satélite. TRE pretende divulgar o resultado das eleições ainda no domingo, 5.

G1 PA

No Pará, cerca de 6.300 índios devem participar das Eleições 2014. Em Paragominas, 400 vivem distribuídos em 15 aldeias na região do alto rio Guamá. Os indígenas se deslocam de barco para poder votar, a viagem dura, em média, uma hora até os locais de votação.

A índia Cleonice Tembé conta que, para eles conseguirem se deslocar de barco até as urnas,  vendem farinha para arrecadar o dinheiro da gasolina do barco. “Eu espero que quando esses candidatos ganharem, que eles possam ajudar a gente”, disse.

Para apurar os votos de índios, ribeirinhos, eleitores que vivem em locais de difícil acesso, o tribunal vai instalar mais de 300 pontos de transmissão via satélite em setenta e dois municípios do estado para enviar os votos das urnas direto para os locais de apuração.

Santarém, no oeste do Pará, Chaves, na ilhado Marajó e São Felix do Xingú, no sul do estado concentram o maior número de pontos de transmissão via satélite. Em Santarém, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, os técnicos enfrentam dificuldades para levar as urnas até os locais de votação na floresta.

Felipe Hoat, secretário de tecnologia da informação do TRE, conta que o Pará é o segundo Estado que mais utiliza esse sistema, ficando atrás do Amazonas. Ele também explica que sem os pontos de transmissão, essa apuração demoraria aproximadamente dois a três dias para ter o resultado final.

“A gente tem uma preocupação muito grande com a região do Baixo Amazonas por conta dos rios e essa navegabilidade que é bem difícil, principalmente em outubro. Mas também dá para destacar a área do arquipélago do Marajó que também é bem distribuída em ilhas e tem também esse risco de navegabilidade”, diz o secretário.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.