Povos indígenas de RR resgatam herança cultural com dança parixara

A dança parixara faz parte de um ritual de agradecimento à natureza (Foto: Raimundo Lima/Amazon Sat)
A dança parixara faz parte de um ritual de agradecimento à natureza (Foto: Raimundo Lima/Amazon Sat)

É a oração do nosso povo’, diz indígena de Roraima sobre a dança. Prática do parixara reúne elementos religiosos de culto à natureza

Do G1 RR

Trajando saias de palha, cocares coloridos com penas de aves nativas e com os rostos pintados, os povos indígenas roraimenses dançam para celebrar a tradição repassada por seus ancestrais. A dança, tradicional dos índios de Roraima, esteve presente nas comemorações da 10ª edição do Festival Intercultural, evento sediado na sexta (19) na comunidade do Canauanim, município do Cantá, região Centro-Leste de Roraima.

Uma das mais tradicionais manifestações artísticas dos povos indígenas, a dança parixara reúne elementos musicais e corporais como forma de culto à colheita e caça. A junção entre o artístico e o religioso desperta a curiosidade dos não-índios. Atualmente, os passos do parixara funcionam como representação simbólica da cultura indígena Wapichana.

“É a oração do nosso povo, trata-se de um ritual de agradecimento à natureza”, explicou a professora indígena Leilândia Cadete, sobre o parixara.

O estudante Luan Oliveira da comunidade indígena Canauanim, no município do Cantá, na região Centro-Leste de Roraima, conta que aprendeu a dançar o parixara na escola. “Aprendi com os meus professores. Essa dança é importante pois preserva a cultura e nos traz alegria, pois dançamos todos juntos”, narrou Oliveira.

Com tantas tradições e histórias para narrar as riquezas dos indígenas, o coordenador da comissão organizadora do Festival Intercultural, Fausto Magulão, comenta que o festejo ajuda a celebrar a cultura indígena e acrescenta que o Dia do Índio é pouco para celebrar as facetas da produção cultural dos índios.

“Precisamos de mais datas que valorizem e preservem a cultura dos povos indígenas”, reiterou Magução.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.