CIR participa da primeira Conferência Mundial da ONU sobre os Povos Indígenas

Conselho Indígena de Roraima-CIR 

A partir de hoje, 22, até o dia 23 de setembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) inicia os debates da primeira Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas. O evento vai reunir povos indígenas de diversos países, inclusive do Brasil, onde participam de um amplo debate sobre direitos indígenas.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), uma das organizações indígenas do país que ao longo da trajetória de luta em defesa dos direitos dos povos indígenas de Roraima conquistou importantes espaços internacionais, também participa do evento apresentando pauta das questões indígenas não só de Roraima, mas do Brasil. A advogada Joênia Wapichana, coordenadora do Departamento Jurídico do CIR, participa da Conferência representando a organização indígena.

Inicialmente, a representante deverá participar como palestrante em um evento promovido pela Fundação Ford sobre a questão de Clima e Terra, abordando um contexto sobre ações globais e esforços de proteção. A atividade vai reunir representantes indígenas e organizações de diversos países.

Durante a Conferência, a advogada Wapichana, ocupa espaço como representante do Conselho do Fundo Voluntário da ONU aos povos indígenas, onde atua desde 2013. Fazem parte da composição de participantes da Conferência Mundial, delegados oficiais de estados e organizações, e entidades que apoiam os povos indígenas em todo o mundo.

A Fundação Ford e a Aliança do Clima e Terra, entidades internacionais, preocupadas com a proteção das florestas no mundo, promovem o encontro com um grupo diversificado de líderes de comunidades indígenas e povos da floresta, chefes de corporações e ministros, para uma discussão sobre como proteger as florestas de forma a beneficiar a população local, o clima e o próprio planeta.

A prevenção do desmatamento e da deflorestação está entre as soluções mais efetivas e de baixo custo para os problemas climáticos, e o tema deve ser central nas discussões entre os líderes mundiais na Cúpula do Clima da ONU, marcada para o dia seguinte. O evento da Fundação Ford irá visualizar essas discussões, fornecer chaves para a ação global sobre as florestas e elevar os esforços dos líderes que devem construir as novas soluções.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.