Jovens indígenas da comunidade Truaru discutem desafios da atualidade

Foto: Acervo- CIR
Foto: Acervo- CIR

Ascom-CIR

Preocupados com o seu bem estar e qualidade de vida, além de fortalecer a sua participação social e política na comunidade, os jovens da comunidade indígena Truaru, região do Murupu, município de Alto Alegre(RR) realizam hoje e amanhã, o Encontro de Juventude Local com o tema “Jovens indígenas enfrentando os desafios da atualidade”.

Os jovens vão abordar diversos contextos buscando conciliar com o cotidiano de vida na comunidade. Serão temas de debate no primeiro dia: liberdade de expressão; comunicação e informação; arte e cultura; comunidade e política partidária; direitos e violência; meio ambiente e sustentabilidade; e saúde preventiva.

O uso das novas tecnologias e o acesso aos meios e redes sociais, é um dos desafios que já faz parte da realidade dos jovens indígenas e hoje, sentem a necessidade de discutir essa realidade, no sentido de identificar os benefícios que pode trazer a comunidade e os impactos sociais e culturais que a ferramenta pode causar. 

Para mediar o debate os jovens contam com a participação de representantes de instituições públicas e das lideranças indígenas da própria comunidade Truaru. Sendo o primeiro dia destinado aos debates, o último foi programado para a realização de ação social e uma caminhada evangelística.

Ariene dos Santos Lima, coordenadora dos jovens indígenas da comunidade Truaru, destaca que a atividade local é uma preparatória para o Encontro Estadual dos Jovens Indígenas do Estado de Roraima, ocasião em que os jovens terão a oportunidade de participar de um debate mais amplo.

Segundo a coordenadora, uma das perspectivas do evento é que os jovens, além de debater o assunto, também possam fortalecer a consciência aos diversos problemas sociais enfrentados na comunidade. “Todos têm a sua consciência, mas precisam fortalecer para que, junto com as lideranças, possamos combater os problemas que tem nos prejudicado”.

Os temas debatidos nesse encontro local serão os mesmos amplamente apresentados no VI Encontro Estadual da Juventude Indígena do Estado de Roraima, que será realizado na próxima semana, 23 a 25, na comunidade indígena Barata, na região do Taiano, município de Alto Alegre.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.