Relato do Fórum Justiça em Limoeiro

FJ Limoeiro

A Associação dos defensores Públicos do Estado do Ceará- ADPEC, Cáritas Regional Ceará, Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte-CE e Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares-RENAP promoveram reunião do Fórum Justiça na Faculdade Dom Aureliano Maros (UECE), em Limoeiro do Norte-CE, dia 13 de setembro. A pauta foram os conflitos e violações de direitos produzidos pelo Agronegócio e o Poder Público: Barragem Figueiredo, Perímetros Irrigados do Jaguaribe/Apodi e  do Tabuleiro do Norte. Permanecem questões de acesso à moradia, à saúde e violações trabalhistas.

Estavam presentes representantes do Assentamento Boa Esperança (Potiretama), Comunidade Cabeça Preta (Limoeiro do Norte), Lagoa dos Cavalos (Tabuleiro do Norte) e Lagoinha (Quixeré). Também estavam presentes o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB e  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST. Ficou acertado entre os presentes que o Fórum Justiça iria se somar aos encaminhamentos já tomados pelos atingidos, no sentido de ajudar no diálogo com as Instituições do Sistema de Justiça.

No fim da reunião, uma comissão de representantes do Fórum Justiça foram vitiar o Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado na Chapada. O Acampamento denuncia a apropriação irregular das terras públicas pelo agronegócio. Na ocasião, o Fórum Justiça teve a conhecimento do problema das crianças eram de Quixeré e que a Prefeitura não libera a transferência para Limoeiro, Município mais próximo do Acampamento. A questão será encaminhada para a Defensoria Pública Estadual, pois a situação cria obstáculo ao direito à educação.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.