Páscoa nas águas do rio Juruena

PeBalduinoConselho Indigenista Missionário

É com pesar que a família cimiana comunica a perda de um de seus mais antigos membros, Pe. Balduíno Loebens, jesuíta que por mais de 40 anos se dedicou aos povos indígenas do noroeste de Mato Grosso, em especial ao Povo Rikbaktsa.

Presença querida entre os Rikbatsa, inculturou a presença da Igreja entre os povos indígenas atuando de forma exemplar na defesa e cuidado com a saúde a partir da medicina alternativa, valorizando os conhecimentos do próprio povo. A evangelização inculturada efetivada por Pe. Balduíno sempre buscou a valorização e afirmação dos valores da cultura indígena. Incentivou e atuou no fortalecimento dos pajés, tendo articulado e promovido com os Rikbaktsa diversos encontros buscando reafirmar e fortalecer as práticas tradicionais de medicina e cura. Com o conhecimento acumulado durante anos de pesquisa e atendimento aos indígenas desenvolveu métodos naturais a partir da fitoterapia e homeopatia, conhecimento que o levou a atender também a não indígenas na região.

No processo de demarcação das terras indígenas na região chegou a ser retirado de um ônibus no qual viajava e foi covardemente agredido, o que não o demoveu de sua convicção de defender os direitos dos indígenas.

Pe. Bauduíno conhecia muito bem as águas do rio Juruena. Pilotando muitas vezes sozinho sua voadeira realizou inúmeras viagens para visitas aos indígenas Rikbaktsa ao longo deste rio. Conhecia cada curva, cada cachoeira e pedreira deste rio que agora o acolheu e realizou sua passagem para a vida eterna.

Com toda a família Cimi, com os padres Jesuítas, com os Rikbaktsa e todos os povos indígenas da região noroeste de Mato Grosso queremos agradecer a Deus pelo dom da vida de Pe. Balduíno.

Neste momento em que alguns querem enterrar a ‘saúde indígena’, que seu exemplo de dedicação e crença nos conhecimentos tradicionais dos povos ilumine nossa prática.

Secretariado Nacional do Cimi

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.