MAB denuncia ação da Tractebel a parlamentares franceses

Foto: MAB
Foto: MAB

MAB – Na tarde de ontem (04), o MAB e o MST receberam parlamentares franceses representantes do Grupo Interparlamentar de Amizade França – Brasil. Eles estão no Brasil acessando informações em relação à questão agrária e energética, saúde pública e políticas de igualdade de gênero.

Segundo Laurence Cohen, presidente do Grupo Interparlamentar, eles fizeram questão de conversar com os dois movimentos brasileiros por entender que são organizações de grande representatividade e travam lutas e resistência importantes no Brasil.

Durante o encontro o MAB debateu com os senadores sobre a política energética brasileira e apresentou denúncias da ação da empresa belga-francesa, Suez Tractebel, no Brasil. Segundo os militantes do Movimento, essa empresa é uma das mais violentas do setor elétrico no tratamento das populações atingidas, a exemplo do que acontece com os atingidos pela barragem de Cana Brava, em Goiás. Depois de 12 anos de funcionamento da barragem, agora que a empresa quer indenizar algumas das centenas de famílias que não receberam nenhum tipo de indenização.

Essa barragem chamou atenção dos senadores por constar no Relatório do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que durante a visita de campo, em 2007, constatou dez violações de direitos humanos e fez 14 recomendações. Em nova visita realizada em fevereiro deste ano, a constatação da comissão é que nada melhorou, ao contrário, as condições de vida das famílias atingidas se agravaram.

A Tractebel é acionista majoritária em 10 barragens brasileiras, caracterizando-se como uma das empresas privadas de maior atuação no país. Além da denúncia do tratamento aos atingidos por Cana Brava, o MAB denunciou a ação da empresa nas barragens de Estreito, em Tocantins, e Jirau, em Rondônia. Em função desta barragem, a Suez Tractebel foi condenada pelo Tribunal Permanente dos Povos, realizado em Madri em 2010, por “cometer graves, claras e persistentes violações dos princípios, normas, compromissos e pactos internacionais que protegem os direitos civis, políticos, econômicos, culturais e ambientais das pessoas”.

Também foram feitas denúncias da ação da empresa junto aos trabalhadores do setor elétrico, como no caso dos sindicalizados da Tractebel em Santa Catarina, que são impedidos de atuarem nas dependências da empresa, caracterizando sua ação antisindical.

Ao final os visitantes entregaram ao MAB uma placa de reconhecimento do Grupo Interparlamentar de Amizade França – Brasil e do Senado Francês.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.