Índice de progresso social na Amazônia é inferior à média nacional

Em meio à falta de saneamento, moradores equilibram-se em "ruas" de madeira para chegar a suas casas - Altamira, Pará
Em meio à falta de saneamento, moradores equilibram-se em “ruas” de madeira para chegar a suas casas – Altamira, Pará

Pesquisador do Imazon fala dos indicadores considerados na pesquisa e explica os fatores relacionados ao baixo desempenho da região

Por Beth Begonha, em EBC Rádios

O programa Amazônia Brasileira recebe, nesta quarta-feira (03), o pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. O mestre em Ecologia fala aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a última pesquisa do instituto que apontou para um índice de crescimento social menor das cidades da Amazônia em relação às de outras regiões do país. A pesquisa foi divulgada no mês passado e mostra o Índice de Progresso Social (IPS) médio da Amazônia de 57,31, inferior à média nacional, de 67,73.

O levantamento levou em consideração 43 indicadores, agrupados em três dimensões, para a avaliação do progresso social e ambiental em 772 municípios da região e seus nove estados, onde foram avaliados o desempenho da Amazônia nos quesitos de necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar, sustentabilidade dos ecossistemas, o de oportunidades, onde foi apontado o pior desempenho, entre outros fatores.

A partir disso, Adalberto Veríssimo explica aos ouvintes do programa Amazônia Brasileira como o baixo desenvolvimento social da Amazônia está relacionado à expansão das demais regiões brasileiras, o aumento da pressão antrópica nas cidades da região Norte e, consequentemente, ao surgimento de áreas de periferia.

Ele dá, também, mais detalhes sobre a pesquisa, revelando como o resultado encontrado pode ajudar a trazer à população da região a cobrar melhorias nas questões sociais e ambientais pesquisadas.

O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A apresentação é de Beth Begonha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.