Escolha democrática de gestor de escola indígena é garantida pelo MPF/AM

Foto: MPF/AM
Foto: MPF/AM

Votação acompanhada pelo MPF permitiu que pais de alunos, funcionários e professores de escola na zona rural de Tefé escolhessem novo gestor

MPF/AM

Após receber informações sobre a troca de gestor de uma escola indígena em comunidade de Tefé, município distante 527 quilômetros de Manaus (AM), e os conflitos entre a população indígena e a população não-indígena da localidade, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) promoveu articulação entre órgãos públicos e comunitários e garantiu a eleição do gestor da escola pelos pais de alunos, professores e funcionários.

O caso ocorreu na comunidade Porto Praia, na zona rural de Tefé. A prefeitura  exonerou o gestor da escola, indígena da etnia kokama, e nomeou um não-indígena para o cargo. Lideranças indígenas, inconformadas com a mudança, impediram a entrada na comunidade do novo gestor, que acionou a Polícia Militar.

A situação foi levada ao conhecimento do MPF pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que encaminhou à instituição a manifestação de comunitários sobre a possível nomeação de um não-indígena para a direção da escola, contrariando os interesses da comunidade indígena local. Após a concretização da mudança, alguns moradores da comunidade estiveram na sede da Procuradoria da República no Município de Tefé, unidade do MPF na cidade, e relataram o fato.

O MPF promoveu reunião com autoridades e comunitários e acompanhou, em momento seguinte, reunião na comunidade, quando foi realizada votação para a escolha do novo gestor. Participaram da votação pais de alunos, funcionários e professores da escola. Por maioria de votos, o gestor anterior, Mário Jorge Moraes, da etnia kokama, foi escolhido como diretor da escola.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.