Nota de solidariedade pelo falecimento do professor indígena Aroldo Humberto da Silva

CIRO Conselho Indígena de Roraima (CIR) manifesta solidariedade à família e aos amigos do professor indígena, Aroldo Humberto da Silva, pelo seu falecimento ocorrido ontem, 28 de agosto, em Boa Vista, por motivos de doença. O sepultamento foi realizado na manhã de hoje, 29, na comunidade de origem.

Aroldo Humberto da Silva, do povo indígena Wapichana, da comunidade indígena Jabuti, região Serra da Lua, conhecido pelo seu povo como Aroldo Bururuku teve a vida marcada pela luta na valorização da língua materna.

Atualmente, ministrava aula de língua Wapichana, na Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, na comunidade indígena Manoá, e no ano de 2006, participou da produção e gravação do CD Parichara Wapichana, pelo Projeto Musica dos Povos de Roraima, executado pelo CIR. Um trabalho coletivo, realizado com participação de cinco comunidades indígenas, Jacamim, Malacacheta, São Domingos, Jabuti e Murirú, todas da região Serra da Lua, onde envolveu 14 artistas indígenas, entre eles, o professor Aroldo.

O CIR lamenta a perda do professor e liderança indígena, mas também registra os agradecimentos pela vida ativa que sempre travou em defesa da expressão e valorização da língua materna, manifestada através dos cantos e danças tradicionais, principalmente, do ensino e aprendizado de crianças e jovens indígenas.

Conselho Indígena de Roraima, 29 de agosto de 2014

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.