Denúncia de intimidação voltada aos articuladores da II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro e da Campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta

denuncia Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta

No dia 27 de agosto, poucos dias depois da II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, chamada e coordenada pela Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, Hamilton Borges dos Santos (Walê), um dos principais articuladores da marcha e J.S.S., cujo nome está sendo preservado por questão de segurança, Coordenadora de Comunicação e membro do Conselho de Mulheres que coordena a Campanha Reaja, foram abordados, entre as 17h40 e 18h pelo Ten. Cel. da Policia Militar Valter Souza Menezes, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Pelourinho, em companhia de aproximadamente 08 (oito) policiais militares fardados e armados, que pararam na porta da Sorveteria Cubana, aguardando a saída dos militantes da Reaja.

O referido comandante se dirigiu a Hamilton Borges e disse que acompanhou toda a marcha e que Hamilton Borges deveria tomar cuidado com quem fala no carro, que é comandante do 18º batalhão e amigo de João Jorge do Olodum, Alaíde do Feijão e filho de santo da casa branca, que não é racista. Que a polícia sai da comunidade, que são pessoas como nós, maioria negra, que os bons policiais não podem pagar por quem faz coisa errada. Que na marcha, a polícia foi ofendida. Que alguém em cima do carro falou que iria jogar capoeira com a polícia e que se vier de lá a polícia vai de cá.

Hamilton perguntou o significado daquela frase e o Comandante do Batalhão disse, depois de refletir sobre seu tom de ameaça que a polícia podia oficiar o ministério público contra os organizadores da marcha que segundo ele ofenderam a instituição policial militar.

Hamilton Borges disse para que ele acionasse o Ministério Público naquele momento, posto que tudo que foi feito na Marcha estava dentro da legalidade.

O que Hamilton e J. S.S. e as organizadoras e o conselho da Reaja viram foi um flagrante ato de intimidação e ameaça e lembram que há aproximadamente um ano, poucos dias depois da I Marcha, a residência do Militante Hamilton Borges foi abordada pela Policia Militar, à noite depois das 23 horas, com uma insustentável justificativa de denúncia anônima.

Da cidade de Teodoro Sampaio na Bahia surge a informação de que jovens daquela cidade foram abordados por policiais, com armas em punho, tiveram que deitar no chão e tiveram as camisas da Reaja tomadas sob a alegação de que era CAMISA DE BANDIDO.

A Campanha Reaja não vai ceder a intimidações ou qualquer tipo de ameaça, mais teme por seus militantes nas comunidades onde atua, teme por seus militantes anônimos, militantes que podem sofrer todo tipo de abuso a qualquer momento.

Se o comandante tem algo a falar, que seja dito publicamente diante das instituições de direitos e não de forma ilegal, abordando e intimidando as pessoas na rua em tom de ameaça. Lembramos aqui que é esta prática de intimidação que a Campanha Reaja vem denunciando e lutando contra.

Queremos que o Governador do Estado, o Secretário de Segurança Pública, o Ministério Público e a Defensoria Pública se pronunciem sobre o ocorrido. Diante da onda de terror e mortes de militantes que lutam contra uma segurança pública no Estado racista, opressora e violenta, tememos por nossas vidas, integridade física e liberdade de expressão e manifestação.

Anexos

Relato de abordagem policial.

“No dia 23 de agosto de 2014, por volta das 09h, na rua 24 de maio em Teodoro Sampaio- BA, três jovens com idade de 19, 20 e 21 anos foram abordados por dois policiais que trabalhavam no dia. Eles mandaram dois jovens deitarem-se no chão, apontando a arma para eles enquanto um dos policiais  agredia fisicamente  um dos jovens que se encontrava vestido com a camisa do REAJA. Durante agressão pedia que ele falasse onde estava um outro jovem que não estava naquele momento e,  após agressão,  o policial mandou  que ele tirasse a camisa e disse-lhe que quanto pegasse ele naquele local eles não iriam gostar. Mais tarde, por volta das 16h:00 enquanto eles jogavam uma pelada em um campinho os policiais voltaram a abordar os jovens, com medo eles correram e passaram a noite no mato.

Provocações de policiais militares nas Redes Sociais, relacionando a Campanha Reaja ao crime. 

imagem denuncia reaja

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.