Nicolau Sevcenko morre aos 61 anos, em São Paulo. Que perda!

Nicolau Sevcenko na Universidade Harvard, em 2010 Foto: Divulgação - Stephanie Mitchell - Universidade Harvard
Nicolau Sevcenko na Universidade Harvard, em 2010 Foto: Divulgação – Stephanie Mitchell – Universidade Harvard

Morte foi confirmada por familiares na noite desta quarta-feira (13). Determinação da causa da morte dependia da realização de uma autópsia.

orfeu

G1 SP

Nicolau Sevcenko, um dos mais conhecidos historiadores brasileiros, morreu por volta das 19h desta quarta-feira (13) em sua residência em São Paulo, aos 61 anos. A informação foi confirmada ao G1 por familiares do acadêmico. A determinação da causa da morte dependia da realização de uma autópsia. Até o final da noite desta quarta-feira, não tinham sido definidos os horários e locais do velório e enterro do historiador, que era descendente de imigrantes da União Soviética.

Intelectual com múltiplos interesses, em especial história cultural, Sevcenko se preocupava também em comunicar o conhecimento ao grande público, não apenas ao universo acadêmico, motivo pelo qual com frequência escrevia artigos e concedia entrevistas.

Sevcenko se graduou em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCHU) e defendeu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1986, com o trabalho intitulado “Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República”. Concluiu o pós-doutorado pela University of London em 1990. Obteve a livre-docência, também pela USP, sob o título Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo nos frementes anos 20, em 1992.

Lecionou na USP de 1985 até 2012 quando se aposentou.  Também deu aulas na Unicamp e Pontifícia universidade Católica (PUC) de São Paulo, Desde 2010 era professor tiitular da Universidade Harvard, nos EUA. Além de lecionar, ele publicou, organizou, editou e traduziu dezenas de livros e centenas de artigos acadêmicos. Em 1999, venceu o Prêmio Jabuti com o livro História da vida privada no Brasil.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.