Moradores apresentam propostas para evitar despejo nas áreas da Granja Werneck

Lideranças das ocupações se reuniram com o Ministério Público do Estado para chegarem a um acordo

Estado de Minas

Em meio ao impasse sobre a ordem de despejo no terreno da Granja Werneck, Região Norte de Belo Horizonte, moradores das ocupações fizeram, durante reunião com o Ministério Público (MP), na noite desta quarta-feira, propostas para evitar a desocupação. A principal delas é a suspensão da reintegração de posse por 30 dias para que se faça um cadastro sócio-econômico das famílias na área.

O coordenador nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, participou do encontro na sede do MP, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele teme que a ação da polícia seja violenta. “Há necessidade de um esforço concentrado das autoridades para evitar o conflito”, relatou.

Ainda na noite desta segunda-feira, helicópteros da Polícia Militar sobrevoaram as áreas das ocupações e despejaram panfletos para orientar os invasores a deixarem o terreno de forma pacífica. De acordo com a PM, a ação faz parte das negociações e tem como objetivo evitar o uso da força.

Além de proporem o adiamento da reintegração, lideranças dos moradores ainda apresentaram a opção de redução da área ocupada. Edna Gonçalves, coordenadora da ocupação Esperança, concordou em se retirar do terreno desde que haja um acordo. “Queremos sair, porém, de forma negociada”, destacou.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.